A Iochpe-Maxion, fabricante de rodas e fornecedora de componentes estruturais como chassis e longarinas para veículos leves, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. A meta, denominada “Roadmap Zero”, estabelece bases para o desenvolvimento sustentável entre os líderes da cadeia automotiva.

 

Entre os elementos-chave do programa está a intenção da Maxion de participar da iniciativa de responsabilidade social do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), tornando-se signatária do documento. A empresa se compromete a assumir um papel de liderança no desenvolvimento de cadeias de suprimentos no setor de mobilidade sustentável, apoiando esse compromisso com ações concretas. “Estamos removendo as emissões de CO2 de nossos processos de produção e desenvolvendo produtos leves e eficientes. Nosso objetivo é remover as emissões do ciclo de vida desses componentes-chave sem créditos de compensação”, informou Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

 

O Roadmap Zero abrange todo o ciclo de vida dos produtos da empresa, desde a aquisição de materiais até o projeto e fabricação de seus produtos. Estão sendo desenvolvidos processos e estratégias de compras que aumentam o uso de materiais secundários reciclados, bem como aço verde e alumínio produzidos com energia limpa. Empresas parceiras e fornecedores também estão sendo incentivados a assumir compromissos igualmente ambiciosos.

As inovações no design de produto também apoiam os avanços na mobilidade elétrica e no transporte sustentável, com componentes estruturais leves e rodas aerodinâmicas, visando reduzir a pegada de carbono.


Foto: IochpeMaxion

 

Leia também:

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia

Vantagens da produção de aço a partir de sucata metálica



 

#IochpeMaxion #sustentabilidade



Mais Notícias PI



Prima vai exibir novo centro de dobra na Expomafe

Equipamento possui recursos de servoacionamento, software proprietário e sistema com algoritmos que dão suporte à produção dinâmica.

25/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais, serão realizados em São Paulo (SP).

25/04/2025


Valmet traz máquina de gravação a laser para as Américas

Equipamento que combina gravação direta e indireta em peças metálicas conta com sistema de laser de alta potência, além de recursos para filtragem e contenção de partículas provenientes do processo.

25/04/2025