Parabéns ao programa Tampinha Legal pelos seus cinco anos de vida, um trabalho que tem como objetivo principal promover campanhas de coleta de tampinhas plásticas de forma a impedir que elas sejam descartadas incorretamente no meio ambiente.

E não pára por aí! O programa também participa da comercialização das tampinhas recolhidas, as quais são ofertadas a cooperativas e companhias que atuam na reciclagem de plásticos. Além disso, os valores obtidos a partir da comercialização do material são destinados a entidades assistenciais credenciadas.
Além de comemorarem mais um ano de atividades, os organizadores do programa divulgaram que até o momento foram recolhidas 725 toneladas de tampinhas plásticas. Eles também informaram que uma quantia superior a R$ 1,5 milhão já foi direcionada às entidades assistenciais participantes.
Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, instituição responsável pelo programa Tampinha Legal, deu mais detalhes sobre as marcas atingidas até agora: “São mais de 400 milhões de tampinhas coletadas, o equivalente a vinte e oito carretas carregadas com material plástico, que retornaram para a indústria para a produção de novos artefatos plásticos, proporcionando economia de energia, água, combustível e, claro, de matéria-prima virgem”.
Ela também comentou que, “o grande envolvimento da sociedade é a resposta de que estamos no caminho certo”. E estão mesmo! Afinal, o programa também conta com o engajamento de ONGs que atuam amparando animais, de instituições de pesquisa e de ensino, além de empresas e também, ainda de acordo com os organizadores, de casas de repouso.
E são muitos os trabalhos realizados voluntariamente no Rio Grande do Sul, estado onde o programa foi criado, em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. De acordo com divulgação feita pelo instituto, em breve serão iniciados trabalhos na Bahia. “Nossa meta é fazer do Brasil uma nação conscientizada quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos”, disse Alfredo Schmitt, presidente do Instituto SustenPlást.
Ficou com vontade de participar dessa campanha? Então, mãos à obra!
Saiba mais aqui.
Imagem: Instituto SustenPlást/Divulgação.
Quer participar de mais campanhas? Confira a seguir.
Mais pontos de troca de embalagens por créditos em SP
Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul
#MeioAmbiente #Sustentabilidade #EconomiaCircular #Reciclagem
Mais Notícias PI
Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.
21/10/2025
A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.
16/10/2025
O IPT lançou um programa de desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento de materiais PCR.
06/10/2025