Um novo consórcio voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de aços com alta resistência mecânica e propriedades otimizadas que permitam a sua conformação para a obtenção de autopeças com design complexo foi formado entre o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) Senai (Belo Horizonte, MG), a fornecedora de aços ArcelorMittal, com unidade em Barra Mansa (RJ), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) (Araxá, MG) e o grupo empresarial italiano do ramo automotivo Stellantis, com escritório comercial em Betim (MG).

Aços especiais para fabricação de veículos serão desenvolvidos no Brasil

 

O programa recebeu o nome de “Aços de alta resistência e conformabilidade” e inclui a assinatura de um acordo que determina a participação conjunta das partes envolvidas no desenvolvimento de chapas, tubos e perfis metálicos com espessura fina que possam ser facilmente conformados, e que também apresentem boas características como tenacidade e resistência ao atrito, por exemplo.

 

A obtenção de ligas metálicas que atendam a esses requisitos é parte de um projeto que visa à sua utilização na fabricação de veículos mais leves, o que abrange as metas de redução da emissão de gás carbônico (CO2) impostas pelo programa Rota 2030. Além disso, as frentes de trabalho relacionadas ao acordo também serão dedicadas à produção de autopeças com design pensado para veículos elétricos e/ou híbridos.

 

Segundo informações fornecidas pelas entidades que integram o consórcio, em um primeiro momento, os aços de alta resistência e com alto grau de conformabilidade a serem desenvolvidos serão destinados à fabricação de partes externas de veículos como portas laterais, capô, teto e tampa traseira, por exemplo. No entanto, está prevista a criação de projetos voltados para a aplicação de aços avançados na indústria aeronáutica, ferroviária e naval, assim como outras áreas que demandem ligas metálicas desse tipo.

 

Um webinar sobre as linhas de pesquisa e desenvolvimento de aços do programa pode ser visto a seguir.

 

Também foi informado por integrantes do Senai que empresas e/ou instituições de pesquisa e ensino podem participar do consórcio apresentando propostas de inovação na área de desenvolvimento de aços com alta resistência e conformabilidade. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3489-2351 e pelo e-mail: isi_metalurgia@fiemg.com.br.

 

Imagem: Pixabay

 

Reportagens similares:

Aços mais sustentáveis para a indústria da mobilidade e construção pesada

Teste rápido de materiais durante a estampagem

 

#Senai #ArcelorMittal #CBMM #Stellantis #AçosEspeciais #CCM

 



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026