Um consórcio formado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) levou à criação de um centro de pesquisa voltado para as áreas de Internet of Things (IoT) e indústria 4.0.

Centro tecnológico em Sorocaba será voltado para projetos de digitalização da indústria

 

A nova unidade foi inaugurada recentemente no município de Sorocaba (SP) e recebeu o nome de “Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI”. Ela faz parte de uma iniciativa que visa ao desenvolvimento de programas educacionais e de empreendedorismo a partir do uso de tecnologias de diversos tipos, o que pode incluir equipamentos de impressão 3D, robôs e sistemas digitais que conectem o chão de fábrica com ambientes virtuais, por exemplo.

 

Segundo informações transmitidas via comunicado à imprensa, esse projeto também tem como objetivo popularizar e intensificar a divulgação de trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da ciência a partir da criação de espaços para a realização de simulações de processos em alinhamento com o uso de sistemas conectados à IoT, incluindo pesquisas e desenvolvimento para áreas definidas como prioritárias conforme o Plano Nacional de Internet das Coisas.

 

“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é necessário lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, comentou Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia e inovações no MCTI.

 

Além disso, foi informado que o novo instituto vai operar de forma integrada a entidades do meio acadêmico, empresarial e também com órgãos que representam a comunidade local. “Nos sentimos muito honrados com esta parceria e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste centro nos darão mais oportunidades de trazer educação e desenvolvimento de projetos”, disse Regiane Relva, coordenadora-geral do laboratório Smart Campus Facens, que integra o centro universitário de mesmo nome.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Conheça também diversos cursos da área de plásticos e acesse informações sobre equipamentos e serviços em nossos guias

 

Foto: Facens

 

Conteúdo relacionado:

Novo centro de pesquisa em plasticultura para o agronegócio

Tratamento superficial de moldes com laser e robôs

 

#MCTI #Facens #PTS #IoT #Indústria40 #PlásticoIndustrial 



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026