A Think Circular, desenvolvida pela Circular Brain (São Paulo, SP), é uma plataforma digital de gestão de manufatura reversa de equipamentos eletroeletrônicos, que digitaliza a operação de recicladores e operadores de resíduos.

 

A plataforma foi descrita como um sistema digital para rastreabilidade e gestão do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos. Um hub digital voltado à economia circular, bem como, à logística reversa (pós-venda e pós-consumo), segurança da informação, reúso, reciclagem e disposição final de produtos complexos. Além disso, a plataforma é capaz de atender às necessidades de operadores de resíduos e recicladores, de ponta a ponta do processo, digitalizando totalmente a operação desses recicladores, desde a gestão dos clientes, emissão de MTRs e CDF, gestão operacional com rastreabilidade total, até controle de estoques e resultado por OS, por exemplo.

 

 

Segundo a companhia, a ferramenta foi desenvolvida com um algoritmo de rastreabilidade que centraliza as informações dos fluxos dos produtos e materiais gerando, de forma automatizada, relatórios para comunicação de stakeholders, centralizados em um portal para solicitação de coletas e acompanhamento dos processos.

 

Por meio de telas interativas, os operadores podem realizar a gestão de documentos, procedimentos e requisitos das normas de maneira simples e automatizada, controlando a descaracterização, balanço de massas e rastreabilidade e a disposição final das frações. Todas essas funcionalidades oferecidas tornam o acesso à certificação de sua operação mais fácil e garante maior segurança para os seus clientes.

 

Ainda de acordo com a Circular Brain, essa ferramenta foi certificada no último mês de março pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por estar em conformidade com a Norma ABNT NBR 16.156:2013, a qual estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos de eletroeletrônicos.

 

Para Fernando Perfeito, CGO da Circular Brain, “Com a certificação da Think Circular pela ABNT, estamos dando um passo importante para o estabelecimento de uma rede nacional de operadores qualificados para sistemas de logística reversa, bem como ajudamos a viabilizar a comercialização de créditos de reciclagem, para aumentar a taxa de reciclagem no País”.

 

Utilizamos a nossa experiência na operação de resíduos eletrônicos para desenvolver uma plataforma completa, capaz de atender todas as necessidades dos operadores de resíduos. Desde a entrada das informações, cadastramento dos clientes, até o rastreamento total da carga, entre outras funções. O certificado ABNT da Think Circular é o atestado do nosso compromisso e da nossa seriedade junto ao mercado de reciclagem e aos desafios para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais sustentável”, concluiu Marcus Oliveira, CEO da Circular Brain.

 

(Fotos: Circular Brain)

#economiacircular #sustentabilidade #plataformadigital #reciclagem 



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025