No dia 20 de abril de 2021 será realizado em ambiente virtual o workshop “Capacitação em automação industrial e casos de uso do testbed em IoT”. O evento será organizado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) (SP) e contará com a participação de especialistas em tecnologia para a indústria 4.0, automação industrial e desenvolvimento de projetos.

Entre os temas que serão abordados no encontro estão a implantação de sensores industriais em máquinas para o processamento de metais, a utilização de equipamentos de impressão 3D e robôs no chão de fábrica, gerenciamento de dados provenientes de linhas de produção e a conexão de ambientes fabris com plataformas digitais.
Também estão previstos debates a respeito de acesso compartilhado a informações entre departamentos, integração de startups e empresas de tecnologia da informação e comunicação, assim como a aproximação entre a indústria de manufatura e instituições de pesquisa e ensino.
Mais informações sobre os especialistas que participarão do workshop são mostradas a seguir.
André Corsetti é engenheiro de computação pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e mestre em engenharia e tecnologias espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É diretor de engenharia da Ômega7 Systems, onde trabalha com projeto e desenvolvimento de sistemas para indústria 4.0;
Luiz Carvalho é engenheiro de computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando em estudos em fusões e aquisições pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e em gestão de projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), além de instituições internacionais. Atua ainda no desenvolvimento e qualificação de negócios;
Matheus Claudino é fundador da empresa PRO Marking Laser, que atua na área de desenvolvimento de equipamentos para gravação a laser e micropuncionamento em superfícies metálicas, entre outros tipos de serviços como solda a laser e gravação por jato de tinta;
Mayron Rodrigues é formado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e em gestão empresarial pela FGV. Atua na Siemens com foco em automação e digitalização, passando pelas áreas de engenharia, gestão de produtos, desenvolvimento de negócios e vendas. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de negócios no segmento aeroespacial;
Rafael Alves atua na Siemens e possui experiência em trabalhos para o segmento automobilístico, bem como em digitalização de processos industriais para ramos como o químico e de alimentos e bebidas. Atualmente é responsável por projetos de digitalização e pela plataforma de Internet das Coisas (IoT) MindSphere no Brasil.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui. O início do evento está previsto para as 10h30. Saiba mais sobre as feiras e eventos do setor de corte e conformação de metais em nosso site.
Imagem: Pixabay
#PqTec #IoT #Indústria40 #Workshop #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025