A alemã Gom, desenvolvedora de equipamentos para medição pertencente ao grupo Carl Zeiss, criou a Scan Cobot, uma estação de medição móvel composta por um robô colaborativo, mesa giratória motorizada, sensores e software dedicado. Combinado com o sensor Atos Q compacto de alta precisão, o sistema se destina à execução de medições em 3D de peças metálicas obtidas por processos como estampagem, dobramento, corte a laser, usinagem, fundição ou manufatura aditiva, além de peças plásticas injetadas.

 

O software de avaliação GOM Inspect Suite executa o planejamento da medição, a digitalização e a inspeção ao mesmo tempo, criando um gêmeo digital da peça em análise.

 

Recomendado para a medição de peças de pequeno a médio porte, pesando até 50 kg, com diâmetro e altura de até 500 mm, o sistema opera com princípio de leitura tripla, com lentes intercambiáveis que se adequam às particularidades de cada tipo de peça a ser medida. A área de medição pode variar de 100 x 70 mm a 500 x 370 mm.

 

Uma demonstração de uso do sistema pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 


Foto: Gom
 

Conteúdo relacionado:

Novo medidor de espessura de chapas por ultrassom


 

#inspeçãodepeças

#Gom



Mais Notícias PI



Equipamento para soldagem

Empresa de Minas Gerais comercializa linhas de inversores de solda.

27/10/2025


LVD lança sistema de dobra com robô colaborativo

Nova linha de sistemas de dobramento com robô colaborativo promove a manufatura autônoma e a adaptação às novas exigências da produção.

13/10/2025


Máquina de corte a laser de fibra chega ao mercado

Empresa do Paraná passou a comercializar uma nova máquina de corte a laser de fibra para processamento de chapas e tubos.

29/09/2025