A norte-americana Milliken desenvolveu uma gama de polímeros para o revestimento de sementes que terão contato com o solo e de grãos a serem armazenados. A comercialização dos produtos é parte de um trabalho que abrangeu o estabelecimento de um laboratório voltado para prestação de serviços, recentemente inaugurado na capital paulista.

 

O material polimérico permite a formação de uma camada que protege a semente contra o ataque de insetos, excesso de umidade, atrito com minerais e demais intempéries. Além disso, a formulação do revestimento possibilita a preservação de substâncias fertilizantes e/ou defensivos agrícolas aplicados no grão.

 

De acordo com informações da companhia, esse processo não prejudica a germinação dos vegetais, e a durabilidade da cobertura protetiva depende das condições às quais ela é exposta. No entanto, a rugosidade apresentada pela camada final, que é inerente ao processo, pode atrapalhar o fluxo dos grãos sob processamento em campo. Devido a isso, os clientes poderão solicitar a execução de testes de abrasão, os quais serão feitos por meio de equipamentos específicos.

 

Também é possível calcular a quantidade de polímeros que será disposta para determinar a espessura do revestimento, bem como escolher a sua cor. Essas e outras atividades poderão ser realizadas no novo laboratório, e se dividem em ensaios de coloração e pigmentação de poliuretanos, simulação de envelhecimento de plásticos por radiação UV, medição de brilho de superfícies poliméricas e customização de paleta de cores para materiais micronizados.

 

#plastico #agroindustria #revestimentopolimerico



Mais Notícias PI



Aditivos permitem o uso de PET no envase de laticínios

Os agentes da linha Colormatrix Lactra, da Avient, atuam como bloqueadores de luz em embalagens para envase de laticínios, e permitem o uso do PET em substituição a embalagens multicamadas.

16/12/2024


Autopeça em PPS motiva prêmio de inovação

Equipes de desenvolvimento de tubo e difusor de um sistema de escape foram premiadas na competição anual da SPE por inovação no segmento automotivo.

16/12/2024


Garrafas de PET para vinho ganham espaço na Europa

A Alpla desenvolveu garrafas de PET para o mercado de vinhos, apostando em seu preço competitivo, menor impacto ambiental e praticidade no manuseio.

26/11/2024