A norte-americana Milliken desenvolveu uma gama de polímeros para o revestimento de sementes que terão contato com o solo e de grãos a serem armazenados. A comercialização dos produtos é parte de um trabalho que abrangeu o estabelecimento de um laboratório voltado para prestação de serviços, recentemente inaugurado na capital paulista.

 

O material polimérico permite a formação de uma camada que protege a semente contra o ataque de insetos, excesso de umidade, atrito com minerais e demais intempéries. Além disso, a formulação do revestimento possibilita a preservação de substâncias fertilizantes e/ou defensivos agrícolas aplicados no grão.

 

De acordo com informações da companhia, esse processo não prejudica a germinação dos vegetais, e a durabilidade da cobertura protetiva depende das condições às quais ela é exposta. No entanto, a rugosidade apresentada pela camada final, que é inerente ao processo, pode atrapalhar o fluxo dos grãos sob processamento em campo. Devido a isso, os clientes poderão solicitar a execução de testes de abrasão, os quais serão feitos por meio de equipamentos específicos.

 

Também é possível calcular a quantidade de polímeros que será disposta para determinar a espessura do revestimento, bem como escolher a sua cor. Essas e outras atividades poderão ser realizadas no novo laboratório, e se dividem em ensaios de coloração e pigmentação de poliuretanos, simulação de envelhecimento de plásticos por radiação UV, medição de brilho de superfícies poliméricas e customização de paleta de cores para materiais micronizados.

 

#plastico #agroindustria #revestimentopolimerico



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024