A alemã EOS desenvolveu um sistema de manufatura aditiva revolucionário que, segundo a empresa, possui potencial para substituir a moldagem por injeção em várias aplicações. O coração da nova tecnologia é uma matriz contendo quase um milhão de diodos emissores de laser usada num processo de fusão que usa leito de pó.

 

A cada camada sinterizada são ativados apenas os diodos que combinam com os dados disponíveis no CAD, os quais podem ser controlados voxel por voxel. Isso torna possível não apenas confeccionar componentes detalhados, como também influenciar localmente as características da peça que está sendo feita.

 

#plastico #manufaturaaditiva #producaoemlargaescala



Mais Notícias PI



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

09/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Bioplásticos. Novo levantamento aponta expansão do mercado global.

Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.

08/12/2025