Adalberto Rezende, da redação.


Uma plataforma industrial chamada T4F - Tool for Future - está sendo desenvolvida com o objetivo de promover parcerias entre empresas do setor metal mecânico. A plataforma, criada a partir de um convênio formado pela ABINFER - Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - e a Elos, já está disponível para a realização de pré-cadastro.

A plataforma T4F funciona como um ecossistema onde ferramentarias que fabricam estampos para conformação de chapas e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, poderão encontrar informações sobre entidades que tenham interesses comuns. Além disso, conforme a divulgação feita no 18º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2026 –, realizado em São Paulo (SP), as companhias participantes poderão passar por uma avaliação e receber diagnóstico de maturidade.


As partes envolvidas no projeto utilizam uma metodologia que envolve a gestão em quatro pilares: estratégia, operação, produção e equipes. Os recursos da plataforma incluem gestão industrial e suporte por meio de inteligência artificial (IA) 


O acesso à plataforma T4F - Tool for Future pode ser feito pelo endereço eletrônico https://tool4future.com.

 

 

 

Imagens: Divulgação.

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Leia mais notícias sobre o setor metal mecânico:

 

ABB aposta na automação flexível e no avanço da soldagem colaborativa

 

Corte e soldagem a laser passam a integrar o portfólio da White Martins



Mais Notícias PI



Inteligência artificial na indústria será tema de plenária na Interform

Congresso que acontece durante a feira de corte e conformação Interform em Santa Catarina terá painéis sobre inteligência artificial (IA).

21/08/2026


Preparação de profissionais para a Indústria 4.0 é tema de livro

O desenvolvimento de equipes e o gerenciamento da obsolescência e de crise são alguns dos temas abordados.

21/08/2026


Como usar inteligência artificial nas pequenas e médias indústrias

SENAI passa a oferecer cursos que promovem a ampla adoção de recursos de inteligência artificial (IA) no setor metal mecânico. Confira também os primeiros passos para quem quer se familiarizar com esses sistemas.

10/08/2026