Adalberto Rezende, da redação.
A Mitsubishi Electric Brasil, situada em Barueri (SP), empresa que integra o grupo homônimo com matriz no Japão, trouxe para o seu portfólio a linha de CNCs M8V. A linha de CNCs possui recursos aprimorados e já está disponível para comercialização.
A empresa tornou mais fácil a integração de robôs colaborativos que podem ser utilizados em operações de usinagem. Além disso, há recursos para a integração de máquinas de usinagem e de sistemas que operam com internet das coisas (IoT) e sistemas de simulação gráfica 3D.
Tecnologias que integram a linha de CNCs M8V. Imagem: Mitsubishi Electric.
Roberto Marques, gerente geral da divisão de CNC da Mitsubishi Electric, em entrevista concedida à Máquinas e Metais, comentou que os clientes também já podem contar com assistência técnica local. O executivo disse que a série de CNCs M8V é recomendada tanto para empresas que utilizam máquinas de usinagem convencionais quanto para usuários de centros de torneamento e centros de usinagem de alta complexidade.
Entre os recursos da linha de CNCs estão ferramentas para o incremento no número de eixos, comunicação com redes digitais integradas usando sistemas de conexão sem fio (wireless), e manufatura inteligente, incluíndo integração nativa com robôs da Mitsubishi Electric.
De acordo com Roberto, a comercialização da linha de CNCs no Brasil é uma das estratégias da Mitsubishi Electric que visam atender às atuais demandas do setor de usinagem e, inclusive, atender à demanda por retrofitting de equipamentos industriais. Neste sentido, a companhia intensificou os seus serviços de consultoria que abrangem a elaboração de projetos para a modernização de parques fabris, por exemplo.
Roberto Marques, gerente geral da divisão de CNC da Mitsubishi Electric. Imagem: Divulgação.
Os clientes podem consultar a companhia sobre a disponibilidade de kits para retrofitting de máquinas-ferramentas e serviços de consultoria, bem como integração de sistemas para aprimorar a conectividade de linhas de produção com plataformas digitais dedicadas à gestão de dados provenientes da produção, entre outros serviços.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Continue acessando notícias do setor de usinagem:
Sistemas de IA mais adaptáveis ao ambiente fabril
Digitalização de projetos e fabricação poderá se tornar mais acessível
CTN aprimora sistema Wi-Fi para comunicação entre máquinas de usinagem
Mais Notícias MM
Empresa da Alemanha com subsidiária no interior de SP ampliou o seu portfólio de produtos no Brasil.
19/01/2026
A ABM divulgou o prazo para submissão de trabalhos técnicos que poderão ser apresentados na ABM Week 10, que acontece em SP.
19/01/2026
A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.
23/01/2026