A produção brasileira de aço bruto, de janeiro a setembro de 2025, alcançou 25,0 milhões de toneladas, representando uma retração de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o levantamento mensal do Instituto Aço Brasil. O segmento de laminados seguiu a mesma tendência, com resultado acumulado de 17,8 milhões de toneladas, 0,6% inferior ao comparativo de 2024. Por sua vez, a produção de semiacabados para venda apresentou queda mais acentuada, totalizando 6,2 milhões de toneladas, uma redução de 10,3% na mesma base de comparação.


As vendas internas totalizaram 16,1 milhões de toneladas até setembro, com elevação de 0,5% frente ao ano anterior. Já o consumo aparente nacional atingiu 20,4 milhões de toneladas, apontando um aumento de 4,1% em comparação ao mesmo intervalo de 2024.

 

Quanto às exportações, de janeiro a setembro foram embarcadas 7,8 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, o que representa aumento de 2,6% em volume. Contudo, houve queda de 10,6% no valor arrecadado, totalizando US$ 5,5 bilhões, reflexo da pressão internacional sobre preços e demanda.

 

Confiança moderada

 

O Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente a outubro de 2025, o qual apresentou tendência de estabilidade no setor, refletindo a percepção dos produtores diante dos resultados do mês anterior e expectativas para o final do ano. Segundo o documento da Aço Brasil, o ICIA se manteve próximo da neutralidade, sinalizando que as empresas avaliam o momento com cautela, ainda sob influência dos ajustes que marcaram o mercado mundial e doméstico.

 

O comportamento do ICIA é condizente com a retração observada em indicadores setoriais como a produção de aço bruto e laminados. Apesar do crescimento do consumo aparente e das exportações em volume, fatores como pressão sobre preços, política externa e custos elevados mantêm a confiança do setor em patamares moderados.


 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: Instituto Aço Brasil


 

Acesse mais notícias sobre o mercado:


 

Acordo dá origem a nova marca global de dobradeiras


 

Fusão de empresas vai fomentar avanços em equipamentos de soldagem


 

Parceria entre Trumpf e Siemens vai acelerar o desenvolvimento de tecnologias de produção


 

 



Mais Notícias PI



Pesquisa da Anfavea aponta alta do emplacamento de veículos eletrificados

Balanço atualizado do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento do índice de emplacamento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, sendo 35% deles produzidos no Brasil, movimentando o setor metal mecânico local.

09/02/2026


Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026