Uma parceria entre a Braskem, a Qualy, marca que está sob o guarda-chuva da BRF, e a Bomix, com escritório comercial em São Paulo (SP), resultou na fabricação de embalagens feitas de polipropileno (PP) de base biológica obtido a partir de óleo de cozinha pós-consumo.


A conversão desses resíduos em polipropileno bio-circular foi realizada por meio de um processo químico. O material assim obtido passou a ser usado na fabricação de embalagens para o acondicionamento de margarina da linha Qualy Vegê. Conforme nota divulgada à imprensa, o material possui certificação ISCC Plus, que assegura a rastreabilidade e a sustentabilidade da sua cadeia de produção.

“Para se ter uma ideia, substituímos cerca de 3,24 toneladas de plástico virgem que seria utilizado na fabricação das embalagens da linha Qualy Vegê pela resina de propileno bio-circular. Além disso, evitamos a emissão de aproximadamente 10,8 toneladas de gases de efeito estufa. Nossos investimentos em inovação têm sido verdadeiros aliados no desenvolvimento de soluções sustentáveis”, comentou Luiz Franco, diretor de marketing e inovação da BRF.

 

“Por se tratar de uma resina com as mesmas propriedades do polipropileno convencional, conseguimos implementar a solução de forma imediata em nossa linha de produção, sem necessidade de ajustes técnicos. A agilidade na homologação e a integração com os parceiros do projeto foram fundamentais para viabilizar a transformação do material em embalagens seguras e de alta qualidade”, comentou Alexandre Rosario, vice-presidente da Bomix.

 

A Braskem apresentou as novas embalagens de polipropileno (PP) de base renovável na Feira K, realizada na Alemanha. No hub de informações “K 2025” no nosso portal você encontrará mais notícias sobre as atrações do evento.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Braskem, Qualy/Divulgação.

 

Continue acessando notícias do setor de plásticos:

 

Injetoras voltadas para o setor automotivo e de embalagens

 

Novo levantamento do setor de plásticos já está disponível

 

Produção de resinas recicladas pós-consumo aumentou em 2024



Mais Notícias PI



O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025


Schütz Vasitex amplia a oferta de embalagens industriais com ciclo de vida fechado

A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.

16/10/2025


Embalagens e sustentabilidade serão tema de fórum

Em outubro o Instituto de Embalagens vai realizar a nova edição de um fórum que terá formato híbrido.

14/10/2025