A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu a tecnologia de sopro EvoBlow Laser, que utiliza um sistema de aquecimento a laser capaz de operar com até 36 zonas, enquanto as tecnologias convencionais normalmente trabalham com oito. A sopradora é recomendada para linhas de produção de poli(tereftalato de etileno)(PET) virgem e reciclado (R-PET).

 

A maior área de aquecimento assegura maior precisão térmica e permite fabricar garrafas mais leves e mais resistentes, devido à criação de “anéis estruturais” invisíveis que reforçam o recipiente sem aumentar o consumo de matéria-prima.

 

O sistema de aquecimento viabiliza a distribuição controlada de material, com a redução de peso em áreas antes inacessíveis, como imediatamente abaixo do gargalo das garrafas, o que confere liberdade de design e sensação tátil mais robusta, sem prejuízo da resistência estrutural.

 

A sopradora pode ajustar a velocidade de produção em tempo real, mantendo a consistência na qualidade das garrafas mesmo com variações ambientais e climáticas e mudanças nas circunstâncias da linha de produção. De acordo om a fabricante, também simplifica a troca de formatos e designs a partir da mesma pré-forma, otimizando a logística industrial.

 

A precisão do aquecimento por laser também melhora significativamente o desempenho da moldagem com PET reciclado (R-PET), tornando o processo menos suscetível a variações de matéria-prima e permitindo ajustes instantâneos às propriedades do material.

 

A tecnologia já passou por testes de campo em colaboração com a Refresco, engarrafadora independente global com unidade brasileira em Tietê (SP).


 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagem: Sidel


 

 

Leia também:


Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis


 

Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais


 



Mais Notícias PI



Novo grade de PPA para a área médica

A belga Syensqo lançou uma nova poliftalamida biocompatível e resistente a altas temperaturas. A proposta é o seu uso na fabricação de itens de uso único para a área médica.

16/09/2025


Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.

12/08/2025


Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis

Companhia do Reino Unido incrementou seu portfólio de produtos digitais voltados para a melhoria do processo de sopro, contemplando também materiais reciclados e de origem renovável.

05/08/2025