A MicroStep, fabricante europeia de máquinas CNC para corte a plasma, laser, oxicorte, jato d’água e routers, representada no Brasil pela Oxipira (Piracicaba, SP), anunciou a sua adesão ao projeto Spice (Smart Data Pipelines for the Cognitive Compute Continuum, algo como “Fluxos inteligentes de dados para a computação cognitiva). Trata-se de uma iniciativa europeia que reúne importantes parceiros de tecnologia para promover o processamento inteligente de dados em infraestruturas de nuvem e internet das coisas aplicada à indústria (iIoT).

 

O Spice tem foco no processamento de dados em larga escala para aplicações industriais. Coordenado pela companhia eslovaca InterWay, tem como missão abrir caminho para soluções industriais orientadas por dados e preparadas para o futuro.

 

Como parte do projeto piloto Unified Cloud da iniciativa, a MicroStep está desenvolvendo uma plataforma de manutenção preditiva e otimização de processos sob medida para centros avançados de corte a laser.

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: Microstep


 

Leia também:


 

Máquina de corte a laser de fibra chega ao mercado


 

Fusão de empresas vai fomentar avanços em equipamentos de soldagem


 



Mais Notícias PI



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025