A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) vai promover, entre os dias 20 e 28 de agosto, o curso on-line “Comportamento mecânico de termoplásticos para aplicações de engenharia”, que será ministrado pelo professor José Alexandrino de Sousa, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa/UFSCar).
Composto por quatro blocos de quatro horas, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto, sempre das 14h às 18h, o curso tem por objetivo fornecer embasamento geral sobre o comportamento mecânico de materiais termoplásticos e a sua distinta natureza viscoelástica.
Os dados do comportamento mecânico de curta e longa duração dos termoplásticos são importantes para os profissionais que pretendem desenvolver materiais e produtos termoplásticos para aplicações técnicas de engenharia.
A formação permitirá est
abelecer como as principais propriedades mecânicas de rigidez, dureza, resistência e tenacidade estão associadas às características da estrutura macromolecular do polímero, sua microestrutura e possível reestruturação associada ao tipo do processo de transformação em produtos.
O público-alvo é composto por profissionais da área de plásticos que projetam, produzem, utilizam e comercializam materiais e produtos de termoplásticos para aplicações de engenharia. Inclui técnicos, químicos e engenheiros de materiais, mecânicos, químicos e profissionais da área mercadológica. Será fornecida uma apostila em formato PDF sobre os tópicos abordados no curso.
Mais informações e o formulário de inscrições estão disponíveis no seguinte link: https://forms.gle/CdauiqkNKCLZNWWi7
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A competitividade industrial dependerá de altos níveis de estabilidade operacional, da capacidade de antecipar falhas e reduzir oscilações no desempenho dos equipamentos.
04/12/2025
Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.
04/12/2025