Hellen Souza, da redação
Os preparativos para a K, o maior encontro mundial do setor de plásticos, estão em sua reta final e já permitem traçar um mapa das tendências para os próximos anos, tanto em termos de desenvolvimento tecnológico quanto estratégicos.
A feira acontece entre 8 e 15 de outubro, em Dusseldorf (Alemanha), tendo como tema “The power of plastics! Green – Smart – Responsible”, que reflete a resposta do segmento para os atuais desafios envolvendo instabilidade político-econômica, a crise de credibilidade junto aos consumidores e a urgência de engajamento em ações de economia circular, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Nos 177 mil metros quadrados em que estão dispostos 18 pavilhões de exposição estarão reunidos mais de 3.100 expositores de 63 países, incluindo 14 empresas brasileiras.
Durante a K Preview, série de conferências para a imprensa, realizada no mês de junho em Dusseldorf, os seus organizadores falaram dos principais desafios que a cadeia produtiva do setor enfrenta atualmente e sobre como eles ditam os novos desenvolvimentos tecnológicos e as estratégias das empresas nos próximos anos.
Ulrich Reifenhauser (foto), membro do comitê de expositores da K, enfatizou o quanto o cenário internacional conturbado por guerras abala o ambiente de negócios, apesar de o desempenho da indústria de plásticos na Alemanha em 2025 estar sendo melhor do que o observado em 2024, tanto em volume de máquinas quanto em produtos comercializados. O executivo falou sobre a queda de demanda da indústria automobilística nos últimos anos, cuja recuperação está começando agora, mesmo diante de incertezas com relação à política tarifária dos Estados Unidos e aos conflitos regionais no Oriente Médio e na Ucrânia, ainda não resolvidos.
O setor também se vê às voltas com a rejeição por parte do consumidor final e com a edição de medidas legais de regulamentação do uso dos materiais plásticos, especialmente para os itens de uso único.
Como ações para combater as incertezas do mercado, foi destacada a necessidade de as empresas se informarem sobre o que os seus pares estão fazendo para contornar obstáculos que são comuns a todos. A redução da burocracia para pequenas e médias empresas interessadas em investir em sustentabilidade e a necessidade de contornar os custos de energia que são hoje um fator crítico também são preocupações recorrentes.
Reifenhauser destacou também a característica global da indústria de plásticos, o que a torna sensível às oscilações da política tarifária dos Estados Unidos, ressaltando a urgência do destravamento de acordos internacionais entre blocos como União Europeia e Mercosul, por exemplo, que poderá acelerar negócios entre os países envolvidos.
Atrações da feira refletem os desafios
As ações concretas para contornar esses obstáculos vão nortear o posicionamento das empresas expositoras da feira neste ano, envolvendo especialmente economia circular e a digitalização de processos como facilitadora das operações de controle e uso racional de recursos.
Como programação paralela, a organização da feira prepara projetos especiais como o “Plastics shape the future”, uma série de conferências ao longo de sete dias de evento, tratando de novas tecnologias e materiais, assim como paineis sobre política, carreira e novas empresas.
O Fórum da VDMA, a Associação Alemã de Fabricante de Máquinas e Equipamentos, vai reunir dez empresas associadas mostrando como a tecnologia torna viável ações de circularidade no setor. Um espaço para o segmento de elastômeros, denominado “Rubberstreet”; uma área para novas empresas (Start-up Zone); espaço para as universidades (Science Campus); uma área para novos talentos (Young Talents Lounge) e a seção Women in Plastics, destacando a atuação de mulheres no setor, complementam a programação.
A Messe Dusseldorf já abriu a venda de ingressos para a K 2025, Os tickets eletrônicos podem ser impressos ou armazenados em smartphones para exibição na entrada do evento.
A organização divulgou também o aplicativo K-App, assim como o organizador pessoal MyOrganizer, que pode ser utilizado pelos visitantes para planejar o seu percurso pela exposição. A ferramenta pode ser usada com login pessoal em dispositivos como smartphones ou computadores pessoais, permitindo selecionar expositores e traçar o percurso de acordo com os interesses do visitante.
Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagens: Messe Düsseldorf/Constanze Tillmann
Leia também:
Composto polimérico vai substituir titânio em aeronave
Mais Notícias PI
A fabricante alemã de extrusoras antecipou os lançamentos da feira K destacando a produção de filmes monomateriais mais resistentes e o uso de inteligência artificial.
01/07/2025
Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.
01/07/2025
Desenvolvido para suportar altas temperaturas e tempo de residência, aditivo da Adeka melhora o desempenho de itens rotomoldados.
01/07/2025