Fundada em 31 de junho de 1987, a empresa que na época tinha o objetivo de produzir ônibus de pequeno porte acabou se tornando uma das maiores empresas de transformação de compósitos da América Latina. Situada em São José dos Pinhais, PR, conta com mais de 120mil M² de área.
O DNA tecnológico e o amplo portfólio de processos de transformação foram as chaves para se destacar das demais empresas atuantes no mesmo mercado. A bagagem de pesquisa e tecnologia proporcionou à companhia uma equipe de profissionais diferenciados, voltados à criação de produtos inovadores. Atualmente, as equipes de engenharia e design são capazes de oferecer solução total no desenvolvimento de projetos.
Aliado ao processo criativo, a empresa é equipada com um laboratório próprio para realização de ensaios mecânicos, físicos e químicos, a fim de proporcionar aos clientes um produto na medida certa. Atualmente, a GATRON oferece como linha de produção os seguintes processos de transformação: RTM Light, RTM Skin, Infusão, Vacuum Forming, Modelagem, Pultrusão, Laminação, Pintura Automotiva, Robôs de Corte e Embalagens.
Jean Zolet, Diretor Executivo da GATRON há mais de 20 anos, destaca:
“Grande parte das empresas que compram compósitos não são especialistas em trabalhar com esses materiais; elas têm conhecimento e foco direcionado ao seu negócio de mercado. Por exemplo: A área de engenharia de uma grande empresa que trabalha com tratores tem em seu quadro engenheiros experientes no mercado e profissionais com conhecimento específico do produto foco. No entanto, para desenvolvimento e produção de um trator com design moderno, agressivo e de grande conforto ao operador é inevitável a utilização de muitas partes fabricadas em compósitos de alta performance. É neste ponto que a GATRON se encaixa perfeitamente trazendo know-how, segurança e tranquilidade às companhias. Projetando e desenvolvendo em conjunto o produto necessário, sempre levando em conta todos os requisitos”.
Para a GATRON, solução total é iniciar o trabalho e dar vida ao projeto até a entrega do produto final na linha de produção de seus clientes.
Veja mais em:
Mais Artigos PI
O bisfenol A (BPA) é um composto amplamente utilizado na fabricação de resinas para embalagens de alimentos como o policarbonato (PC). Este artigo trata das suas propriedades e aplicações industriais, discutindo os mecanismos de migração do BPA das embalagens para alimentos e os riscos associados para a saúde humana. São apresentados dados de biomonitoramento que revelam exposição humana à substância acima dos limites seguros, mesmo após restrições regulatórias em diversos países. Este fato culminou nas restrições mais severas ao seu uso em embalagens alimentícias adotadas pela União Europeia em 2024.
15/09/2025
As camadas de administração e seus submodelos são os precursores da manufatura interoperável. Elas contêm atributos padronizados dos ativos de produção e servem como base para uma linguagem comum de controle da produção. Este artigo apresenta submodelos que incluem os dados técnicos da injetora, do seu molde, do controlador de canais quentes e do dispositivo para controle de temperatura, os quais são publicados como uma especificação da Associação Industrial dos Gêmeos Digitais (Industrial Digital Twin Association, IDTA).
01/09/2025
Na Universidade de Paderborn, na Alemanha, foram realizados estudos sobre um novo conceito de roscas para extrusão, a fim de se obter maior produtividade mantendo o mesmo porte das máquinas usadas atualmente. A rosca com transferência de energia, um caso particular das roscas onduladas, apresentou desempenho particularmente bom.
01/09/2025