A equipe do Cazoolo – Centro de Desenvolvimento de Embalagens para a Economia Circular –, da Braskem, e especialistas da Sallve Cosméticos estão trabalhando juntos em um projeto de embalagens reutilizáveis e com refil. O projeto está sendo executado por meio do programa Circular design sprint.

O trabalho colaborativo reúne a expertise de ambas as equipes – e também contou com a participação da Silgan Dispensing and Packaging do Brasil, que atua no ramo de tampas e embalagens plásticas para cosméticos – e inclui atividades voltadas para a criação de protótipos de embalagens com refil, bem como de estudos sobre design e avaliação do ciclo de vida de produtos.
No que se refere ao programa Circular design sprint, os trabalhos são conduzidos a partir da definição do escopo do projeto, sendo realizadas, em seguida, análises sobre o impacto ambiental causado por embalagens. Dentro do projeto também são realizados testes para validação de protótipos, além de outros estudos.

André Giglio, especialista em desenvolvimento de embalagens do Cazoolo (foto), deu mais detalhes sobre as atividades que vêm sendo conduzidas por lá. “O objetivo do programa Circular design sprint é auxiliar os brand owners frente aos desafios no que tange à otimização de embalagens plásticas, e agregar mais valor a elas. Tudo isso equilibrando custo, sustentabilidade e experiência de consumo”.
Leandro Gusmão de Menezes, head de marketing da Sallve, complementou dizendo que um dos objetivos dessa parceria é “chegar a uma solução que realmente atenda às necessidades de nossos consumidores, e que também beneficie o mercado de cosméticos de uma maneira ampla”.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Braskem, Cazoolo.
Conheça outros trabalhos que aliam embalagens e sustentabilidade:
Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico
Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR
#Braskem #Cazoolo #SallveCosméticos #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.
12/05/2026
A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.
12/05/2026
Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.
12/05/2026