A Delta Ultrassons (Diadema, SP) divulgou durante a última edição da Feimec a atualização das suas cabines de limpeza de peças metálicas por ultrassom, incluindo as produzidas por usinagem.

Os novos modelos passaram a extrair partículas contaminantes na faixa de 5 mícrons, além de calcular o seu volume e usar esses dados na emissão de laudos de descontaminação.

 

O modelo Compacto Clean 930 (foto), por exemplo, conta com interface homem-máquina (IHM) e é composto por tanques com capacidades de 40 a 200 litros, sistema de ajuste de temperatura variável entre 20 e 80 °C e ajuste do tempo de ação do ultrassom na faixa de 1 a 99 minutos.

 

O ultrassom é gerado e aplicado em frequências que variam de 25 a 120 kHz, promovendo a remoção das partículas, que ficam retidas em uma membrana. Para fins de análise de sujidades, esta membrana é seca e avaliada, permitindo a emissão de laudos de comprovação do procedimento de limpeza.

 

De acordo com Aslan Santos, gerente comercial da Delta, a faixa de 5 mícrons é considerada adequada para o atendimento de requisitos de qualidade praticados na indústria automobilística, médica e na limpeza de moldes com acabamento espelhado. No caso da indústria automobilística, a limpeza técnica é um requisito de qualidade dos componentes, devendo atender à norma ISO 1632, relacionada à limpeza de componentes em contato com fluidos.

 

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Delta Ultrassons

 

 

 

Leia também:

 

SolidCAM amplia atuação no mercado brasileiro

 

Comando numérico em novo modelo chega ao mercado

 



Mais Notícias MM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

A ANCA anunciou a nova versão de seu sistema de controle e monitoramento de ferramentas e operações de retificação.

04/07/2024


Webinar da SolidCAM vai tratar da programação de centros de torneamento

Evento on-line vai tratar do uso de ferramentas digitais na programação, tendo em vista obter a maior produtividade possível dos centros de torneamento CNC.

21/06/2024