A SolidCAM, desenvolvedora de sistemas CAM (Computer Aided Manufacturing), anunciou durante a última Feimec (fotos) a nomeação da Fit Tecnologia (Sorocaba, SP) como sua parceira para a comercialização dos sistemas voltados para aplicações complexas de usinagem, a exemplo do trabalho com tornos suíços, também conhecidos como de cabeçote móvel. Foi enfatizado no evento também o fortalecimento da parceria com a Tecc (Americana, SP), para a distribuição de toda a linha de sistemas, mas com ênfase nos módulos básicos.

 

A companhia abriu no início do ano uma subsidiária na cidade de Americana (SP), responsável pelo atendimento de todo o mercado latino-americano (LATAM). Embora já atuasse no mercado brasileiro há cerca de 20 anos por meio de revendas, constatou que a maioria dos sistemas comercializados no mercado brasileiro eram módulos mais básicos, como fresamento 2.5 eixos e 3D, enquanto o SolidCAM é capaz de programar e simular desde máquinas de 2 eixos até tornos suíços (cabeçote móvel) com múltiplos canais e dezenas de eixos programáveis. “A adição da Fit à rede de revendas aumenta o seu portfólio de produtos e também a sua atuação junto a clientes especializados”, informou Daniel Santos, vice-presidente de Manufatura Digital da SolidCAM e diretor da SolidCAM LATAM.

 

Foco na usinagem complexa

 

A gestão da SolidCAM observou nos últimos anos um aumento significativo das importações de maquinário de alta complexidade na região LATAM, incluindo centros de usinagem de cinco e seis eixos, máquinas multitarefas – que executam a transferência das peças e contam com subspindle, uma ou mais lunetas, carregadores de barras pesadas e silent tools, acessórios especiais e cabeçotes angulares. Este aspecto foi determinante na decisão de estabelecer uma subsidiária no Brasil. Os registros do aumento na aquisição desse tipo de maquinário são um claro indicador de que existe no mercado brasileiro grande potencial para a comercialização de sistemas CAM para máquinas complexas.

 

A SolidCAM também anunciou na feira seus planos de fortalecer seus vínculos com as escolas Senai, equipando a instituição com as avançadas ferramentas digitais para auxílio às tarefas de usinagem.

 

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________



 

Imagens: SolidCAM

 

 

Leia também:

 

Monitoramento da produção para pequenas e médias empresas

 

Investimento de R$ 60 milhões em centro de cibersegurança brasileiro

 



Mais Notícias MM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

22/07/2024


Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Fabricante de retificadoras lança nova versão de software

A ANCA anunciou a nova versão de seu sistema de controle e monitoramento de ferramentas e operações de retificação.

04/07/2024