A Tosaf (Israel), representada no Brasil pela Entec (São Paulo, SP), desenvolveu uma linha de masterbatches de cor denominada PPAX, baseada no material de alto desempenho poliftalamida (PPA), com pigmentos que suportam temperaturas de processamento de até 340ºC, sem que ocorra degradação. Os produtos estão sendo apresentados na NPE 2024.

 

A degradação térmica dos pigmentos costuma ser um obstáculo para empresas que precisam dar cor a produtos plásticos de alto desempenho, moldados e soldados sob alta temperatura. Essa condição é bastante típica para componentes empregados no setor automobilístico, especialmente na mobilidade elétrica, assim como no setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A obtenção da classificação UL94 V-0, relativa à retardância a chamas, é outro objetivo traçado pela empresa tendo em vista as necessidades desses mercados, de forma que o material passe a atender a uma gama mais ampla de requisitos.

Rudolf Reinhart, gerente de produto da Tosaf Color Service, comentou que “o PPAX atende aos requisitos das indústrias nas quais os componentes elétricos e eletrônicos estão expostos a altas cargas térmicas. Estes incluem conectores codificados por cores para uma vasta gama de tomadas elétricas”.

 

Os novos masters para alta temperatura estarão disponíveis em 28 cores-padrão tornando possível preparar praticamente qualquer tonalidade, incluindo cores associadas às marcas de marcas dos fabricantes.

 

 

 ________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________


Imagem: Tosaf


 

 

Leia também:

 

Aplicações do mercado brasileiro na NPE

 

Na NPE; reciclados pós-consumo de grau alimentício.

 

 

 

#Tosaf

#NPe2024

 

 

 



Mais Notícias MM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025