A Sandvik Coromant (Suécia), especialista em ferramentas de corte com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), atualizou o mecanismo de amortecimento dos adaptadores de torneamento Silent Tools para que eles tenham desempenho mais consistente e melhor acabamento superficial durante as operações de torneamento interno.

Agora, 37 itens cilíndricos da linha de adaptadores de torneamento (com diâmetros de 32 a 100 mm), foram aprimorados e equipados com o mecanismo de amortecimento revisado e refinado.

 

“O mecanismo de amortecimento foi substancialmente atualizado em comparação com a geração anterior de adaptadores de torneamento Silent Tools, afirmou Åke Axner, gerente global de produtos/integração de máquinas da Sandvik Coromant. “O corpo do amortecedor, que antes exigia um ajuste fino manual, agora é calibrado e montado por uma máquina. Essa automação resulta em uma área de frequência extremamente precisa e previsível, perfeitamente compatível com o balanço e a aplicação pretendidos para os adaptadores, tornando-os mais eficientes do que nunca no combate às forças de vibração.

 

Para garantir as configurações e a integridade ideal da ferramenta, os adaptadores de torneamento atualizados podem ser conectados a um dispositivo digital verificador de status da ferramenta por meio de um software proprietário da Sandvik, que pode ser instalado em um tablet ou computador com Windows, conforme explicou Axner: “Ele é compatível com todas as versões de nossos adaptadores de torneamento. Basta encaixá-lo na interface de trava do adaptador usando o ímã integrado, fazer o download do software e pronto.”

 

Axner destacou outro recurso importante: “Agora é possível garantir que o adaptador esteja operacional antes do início da usinagem. Graças ao recurso de teste de toque do verificador de status da ferramenta e ao martelo incluído, é fácil comparar o set-up atual com um anterior e obter um resultado positivo ou negativo diretamente no software, um recurso que nossos clientes têm solicitado há muito tempo, e estamos muito satisfeitos em fornecer a eles”, concluiu o gerente global.


 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________


 

Imagens: Sandvik Coromant


 


 

Leia também:


 

Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem


 

Dispositivo de segurança emite alerta e dados em tempo real


 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024