A Sandvik Coromant (Suécia), especialista em ferramentas de corte com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), atualizou o mecanismo de amortecimento dos adaptadores de torneamento Silent Tools para que eles tenham desempenho mais consistente e melhor acabamento superficial durante as operações de torneamento interno.

Agora, 37 itens cilíndricos da linha de adaptadores de torneamento (com diâmetros de 32 a 100 mm), foram aprimorados e equipados com o mecanismo de amortecimento revisado e refinado.
“O mecanismo de amortecimento foi substancialmente atualizado em comparação com a geração anterior de adaptadores de torneamento Silent Tools, afirmou Åke Axner, gerente global de produtos/integração de máquinas da Sandvik Coromant. “O corpo do amortecedor, que antes exigia um ajuste fino manual, agora é calibrado e montado por uma máquina. Essa automação resulta em uma área de frequência extremamente precisa e previsível, perfeitamente compatível com o balanço e a aplicação pretendidos para os adaptadores, tornando-os mais eficientes do que nunca no combate às forças de vibração.
Para garantir as configurações e a integridade ideal da ferramenta, os adaptadores de torneamento
atualizados podem ser conectados a um dispositivo digital verificador de status da ferramenta por meio de um software proprietário da Sandvik, que pode ser instalado em um tablet ou computador com Windows, conforme explicou Axner: “Ele é compatível com todas as versões de nossos adaptadores de torneamento. Basta encaixá-lo na interface de trava do adaptador usando o ímã integrado, fazer o download do software e pronto.”
Axner destacou outro recurso importante: “Agora é possível garantir que o adaptador esteja operacional antes do início da usinagem. Graças ao recurso de teste de toque do verificador de status da ferramenta e ao martelo incluído, é fácil comparar o set-up atual com um anterior e obter um resultado positivo ou negativo diretamente no software, um recurso que nossos clientes têm solicitado há muito tempo, e estamos muito satisfeitos em fornecer a eles”, concluiu o gerente global.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagens: Sandvik Coromant
Leia também:
Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem
Dispositivo de segurança emite alerta e dados em tempo real
Mais Notícias MM
A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.
17/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem peuenas séries de peças com geometrias variadas.
17/11/2025
A Iscar lançou uma nova linha de insertos de dupla face voltados para a composição de ferramentas destinadas ao fresamento de ligas de alta temperatura.
03/11/2025