A Trackfy (Salvador, BA) passou a comercializar um dispositivo que fornece dados em tempo real sobre a localização de colaboradores em parques fabris, que é indicado para empresas do setor de usinagem como, por exemplo, ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

O dispositivo foi pensado para emitir alertas em caso de ocorrência de situações perigosas e pode ser acoplado a crachás ou a equipamentos de proteção individual como capacetes. De acordo com informações fornecidas à imprensa, ele opera com algoritmos e conta com recursos para análise de dados, que são enviados para um ambiente virtual. Além disso, pode operar integrado a sistemas conectados a redes digitais como Internet das coisas (IoT).
Conforme explicou Túlio Cerviño, CEO da Trackfy, o dispositivo proporciona uma rápida tomada de decisão em caso de emergências: “Conseguimos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco. Em caso de emergências, acidentes ou sinistros em geral, o alerta para ação da equipe de emergência ou para a evacuação de áreas é imediato”.
Entre os recursos que contribuem para a gestão de dados provenientes do monitoramento de colaboradores está um software que executa a aprovação digital de documentos, os quais podem ser gerados e inseridos automaticamente na biblioteca da plataforma digital que receberá as informações.
O contato com a empresa pode ser feito nesta página. Em Artigos técnicos estão disponíveis informações sobre um algoritmo que prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC.
Imagem: Trackfy/Divulgação.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Mais notícias:
IA e machine learning para parques fabris
Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem
#Trackfy #MáquinaseMetais #Segurança #Usinagem
Mais Notícias MM
A Honda vai direcionar investimentos de mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.
20/10/2025
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025
Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.
01/10/2025