A Düspohl Maschinenbau GmbH, empresa alemã que desenvolve e fabrica máquinas para produção de embalagens e laminação, uniu forças com o Instituto Fraunhofer de Projeto Mecatrônico (IEM) para desenvolver um novo sistema de retificação que conta com um com software baseado em inteligência artificial (IA) e automatizou pela primeira vez uma etapa de produção que anteriormente era totalmente manual na empresa de engenharia mecânica.

 

A célula robótica, denominada RoboGrinder, vai literalmente aprender como retificar complexos rolos de revestimento de forma independente, por meio de uma abordagem híbrida que combina a tecnologia de IA com métodos comprovados de engenharia de controle.

 

Um módulo de aprendizagem de máquina programado especificamente para o processo também prevê possíveis erros de retificação que são usados para corrigir o controle básico e possibilitam a retificação dos rolos de borracha diretamente no tamanho certo.

 

Desta forma, o sistema desenvolvido pelo Fraunhofer IEM mantém o processo de retificação dentro da faixa operacional desejada, evita erros, aumenta a produtividade e funciona até 40% mais rápido que os métodos convencionais.

 

Com a combinação de inteligência artificial e tecnologia de controle, outros processos manuais também poderão ser automatizados de forma confiável, onde isso ainda não foi possível usando tecnologia de automação padrão. No futuro, a Düspohl planeja desenvolver ainda mais o protótipo projetado com o Fraunhofer IEM e aplicá-lo à sua linha de produtos de concreto.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: David Gense / Fraunhofer IEM

 

Leia também:

 

Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados

 

Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024