Especialista global no bombeamento de fluídos complexos, a Netzsch Bombas & Sistemas inaugurou oficialmente a sua nova fábrica de bombas de fuso NOTOS®, na cidade de Pomerode (SC).

Situada no bairro Testo Central, a nova unidade foi concluída em menos de três anos e compreende um edifício industrial de 5.700 metros quadrados, um prédio administrativo de 1.800 metros quadrados e a sua entrada em produção criou 90 empregos diretos, alguns deles ligados ao setor de usinagem.
Foto: Felipe Wollick
A direção, no entanto, optou por um sistema híbrido, combinando a usinagem própria e a parceria com fornecedores estratégicos para a terceirização de componentes, de modo a potencializar sua capacidade total de produção. A nova fábrica contará com centros de usinagem e tornos CNC de última geração. “Sempre existe a dificuldade da mão de obra qualificada, por isso temos iniciativas locais para formação de profissionais em parceria com o Sistema S, além dos treinamentos internos”, comentou Osvaldo Ferreira, diretor geral da Net
zsch do Brasil.
Da esquerda para a direita, Osvaldo Ferreira (diretor geral), Petra Schreiner (diretora administrativa financeira), Andreas Denker (CEO da unidade de negócios Bombas e Sistemas do Grupo Netzsch) e Márcio Doege (diretor de operações). Foto: Thiago Ochakowski
A nova fábrica NOTOS® desempenha um papel central na orientação estratégica da Netzsch, pois será usada para produzir e abastecer o mercado global com bombas de fuso de alta qualidade e especialmente projetadas para aplicações exigentes. Além disso, a nova fábrica expandirá a capacidade de produção de outras linhas de produtos na unidade já existente em Pomerode. O portfólio também inclui bombas de cavidade progressiva, bombas de lóbulo rotativo, bombas peristálticas e trituradores. "Graças à nova fábrica de bombas de fuso NOTOS®, aumentaremos significativamente nossa capacidade de produção no Brasil. Nossos clientes se beneficiarão de bombas ainda mais potentes e prazos de entrega mais curtos no futuro", avaliou o diretor geral.
Maior capacidade e bombas mais potentes
A produção atual de bombas de fuso da empresa inclui modelos de até 1.000 kW, mas no futuro, será possível atingir até 2.000 kW. A demanda por bombas de fuso mais potentes é excepcionalmente alta no setor de petróleo e gás, mas Ferreira afirma que a fábrica NOTOS® será o carro-chefe global para a produção de bombas de fuso em todo o Grupo Netzsch e permitirá a entrada em novos mercados.
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Leia também:
Fabricante de aços inicia programa de transformação digital
Romi comemora sucesso da sua divisão de locação de máquinas
Mais Notícias MM
Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.
11/02/2026
A Votorantim vendeu a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para uma joint venture formada pela chinesa Chinalco e pela anglo-australiana Rio Tinto, que pagarão R$ 4,69 bi por 68,6% de participação.
02/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
02/02/2026