Especialista global no bombeamento de fluídos complexos, a Netzsch Bombas & Sistemas inaugurou oficialmente a sua nova fábrica de bombas de fuso NOTOS®, na cidade de Pomerode (SC).


Situada no bairro Testo Central, a nova unidade foi concluída em menos de três anos e compreende um edifício industrial de 5.700 metros quadrados, um prédio administrativo de 1.800 metros quadrados e a sua entrada em produção criou 90 empregos diretos, alguns deles ligados ao setor de usinagem.

 

Foto: Felipe Wollick


 

A direção, no entanto, optou por um sistema híbrido, combinando a usinagem própria e a parceria com fornecedores estratégicos para a terceirização de componentes, de modo a potencializar sua capacidade total de produção. A nova fábrica contará com centros de usinagem e tornos CNC de última geração. “Sempre existe a dificuldade da mão de obra qualificada, por isso temos iniciativas locais para formação de profissionais em parceria com o Sistema S, além dos treinamentos internos”, comentou Osvaldo Ferreira, diretor geral da Netzsch do Brasil.

 

 

Da esquerda para a direita, Osvaldo Ferreira (diretor geral), Petra Schreiner (diretora administrativa financeira), Andreas Denker (CEO da unidade de negócios Bombas e Sistemas do Grupo Netzsch) e Márcio Doege (diretor de operações). Foto: Thiago Ochakowski


 


A nova fábrica NOTOS® desempenha um papel central na orientação estratégica da Netzsch, pois será usada para produzir e abastecer o mercado global com bombas de fuso de alta qualidade e especialmente projetadas para aplicações exigentes. Além disso, a nova fábrica expandirá a capacidade de produção de outras linhas de produtos na unidade já existente em Pomerode. O portfólio também inclui bombas de cavidade progressiva, bombas de lóbulo rotativo, bombas peristálticas e trituradores. "Graças à nova fábrica de bombas de fuso NOTOS®, aumentaremos significativamente nossa capacidade de produção no Brasil. Nossos clientes se beneficiarão de bombas ainda mais potentes e prazos de entrega mais curtos no futuro", avaliou o diretor geral.


 

Maior capacidade e bombas mais potentes


 

A produção atual de bombas de fuso da empresa inclui modelos de até 1.000 kW, mas no futuro, será possível atingir até 2.000 kW. A demanda por bombas de fuso mais potentes é excepcionalmente alta no setor de petróleo e gás, mas Ferreira afirma que a fábrica NOTOS® será o carro-chefe global para a produção de bombas de fuso em todo o Grupo Netzsch e permitirá a entrada em novos mercados.


 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________



 


 

Leia também:


 

Fabricante de aços inicia programa de transformação digital


 

Romi comemora sucesso da sua divisão de locação de máquinas


 


 



Mais Notícias MM



Quimatic terá nova sede em 2025

A empresa anunciou que vai construir uma nova fábrica em conceito modular, que permitirá triplicar a produção de especialidades químicas para a indústria, incluindo fluidos de corte.

22/07/2024


Lecar desiste de produzir carros elétricos, mas vai focar nos híbridos.

Redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico, é a estratégia da montadora brasileira.

02/07/2024


Economia circular pode levar competitividade aos pequenos negócios

Levantamento feito pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade detectou o grau de engajamento dos pequenos negócios brasileiros ao conceito de economia circular.

10/06/2024