De 29 de abril a 3 de maio de 2024, a Dunkerrmotoren e a MAE, ambas marcas do grupo AMETEK, vão expor seus produtos na feira AgriShow, que acontece em Ribeirão Preto (SP).

 

As empresas são conhecidas no setor agrícola pelo desenvolvimento de motores elétricos brushless e sopradores. A partir do slogan "Agri Goes Electromechanical", que sugere o uso de sistemas eletromecânicos no agro, ambas querem impulsionar a transição dos motores pneumáticos e hidráulicos para seus equivalentes elétricos, usados em aplicações de semeadura, fertilização e ordenha, bem como em robôs agrícolas.

 

A eletrificação das máquinas agrícolas é uma das megatendências do setor e permite que os processos se tornem mais eficientes, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Os sopradores e motores da MAE e da Dunkermotoren são projetados tendo em vista alta eficiência energética, design robusto e classe de proteção contra a inclusão de partículas sólidas e líquidos (IP) de até 69K.

 

A principal vantagem dos motores inteligentes sem escovas (brushless) da Dunkermotoren é sua inteligência integrada e a possibilidade de uso conectado a partir da plataforma nexofox, a marca de dispositivos para internet das coisas (IoT) da própria empresa. As interfaces de comunicação CANopen ou outras interfaces Ethernet fazem parte do portfólio padrão de motores inteligentes (Série BG dPro) da empresa, simplificando a integração de vários dispositivos, a manutenção preditiva e o monitoramento de condições de uso.

 

A Dunkermotoren também apresentará seus sistemas lineares na feira. Uma inovação, projetada para os ambientes adversos em que as máquinas agrícolas operam é o atuador elétrico CAHB. Combinado com um motor CC com ou sem escovas, ele pode, por exemplo, ajustar o ejetor em colheitadeiras de forragem e é uma alternativa mais eficiente em termos de consumo de energia aos cilindros pneumáticos ou hidráulicos. O CAHB está disponível com cursos de até 700 mm e forças de até 10.000 N.

 

Já a MAE vai apresentar seus mais recentes destaques em motores de passo e sopradores.

 

Os motores de passo são usados em sistemas eletromecânicos que exigem precisão e controle de movimento em máquinas agrícolas e no acionamento de mecanismos como controles de válvulas. Estão disponíveis nos três tamanhos NEMA mais comuns: 17, 23 e 34, podendo ser configurados com caixas de engrenagens, freios, codificadores e componentes eletrônicos integrados.

 

Os sopradores elétricos MAE atuam com uma ampla faixa de pressão e vazão, oferecendo controle de vazão, eficiência com baixo consumo de energia e tamanho compacto em comparação com os sopradores hidráulicos. Podem ser aplicados em diferentes produtos que exigem pressão positiva ou vácuo, tais como o transporte de materiais, transporte de sementes e insumos, sistemas de armazenamento e limpeza.

 

Os produtos serão expostos na Arena de Soluções Agro, na Rua 5, estande 72.

 

 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________



 

 

 

Imagem: Dunkermotoren

 

 

Leia também:

 

 

Anfavea divulga estudo sobre o setor de máquinas autopropulsadas

 

 

Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem

 

#Dunkermotores

#AgriShow



Mais Notícias MM



Segurança e saúde no ambiente fabril

Medidas de proteção à saúde de colaboradores que operam máquinas industriais e análise de riscos são considerações feitas por especialista em segurança industrial.

29/04/2024


Schulz aposta na locação de compressores e em IoT

Fabricante de compressores de ar para uso industrial, a Schulz adaptou alguns modelos de produtos para o contexto da indústria 4.0, além de passar a oferecer a locação de equipamentos.

29/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas será lançado pela THK

Novo equipamento é indicado para trabalhos complementares à usinagem como manipulação de peças em processamento.

29/04/2024