Acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2024 a 8a edição do Fórum de Manufatura em São Paulo (SP), no Novotel São Paulo Center Norte, evento organizado pela Dialogia. Estão incluídas na programação do fórum palestras sobre diversos temas típicos da indústria de manufatura, que também são de interesse do setor metalmecânico e da área de usinagem.

 

Nas apresentações, que ocorrerão em três sessões simultâneas, serão abordados tópicos relacionados ao tema central do evento: “Manufatura estratégica: IA, modelos preditivos e analíticos e pessoas no centro da digitalização, impulsionando a indústria brasileira”.

 

Neste sentido, serão promovidos debates e serão apresentados cases a respeito da digitalização de parques fabris, capacitação de profissionais dos setores que compõem a cadeia produtiva, tecnologias facilitadoras da Indústria 4.0, otimização de processos produtivos e criação de modelos de negócios, além do estreitamento de laços entre indústria e o meio acadêmico.

 

Conforme foi divulgado à imprensa, a nova edição do fórum contará com mais de 50 palestras e vai reunir especialistas de setores como o automobilístico, aeroespacial, de máquinas industriais e bens de consumo, entre outros. Célia Queiroz, diretora da Dialogia, comentou sobre a importância do compartilhamento de conhecimento entre os setores da cadeia produtiva e também sobre um dos objetivos do evento, que é promover “a interação entre executivos da área de produção de diversos setores, expandindo a rede de contatos e conhecendo soluções para melhorar a produtividade, performance e a competitividade das empresas”.

 

De acordo com a diretora, também estarão presentes membros de instituições ligadas à indústria de manufatura como, por exemplo, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei) e Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Célia concluiu dizendo que, “Para este ano, estamos prevendo receber mais de 400 congressistas, ultrapassando os quase 300 participantes da última edição do Fórum de Manufatura”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. Confira a agenda de eventos do setor de usinagem em nosso site, onde também estão disponíveis Artigos técnicos e Artigos acadêmicos que abordam temas como a “Análise de fluido de corte orgânico à base de óleo de mamona aplicado à usinagem”, e ainda a “Análise do comportamento do desgaste e da rugosidade no processo de fresamento de topo do aço inoxidável Duplex UNS S32205: uma revisão”.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Dialogia/Divulgação.

 

Outros eventos do setor:

 

Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

 

Feira TMTS terá a transformação digital e indústria verde como temas

 

#Dialogia #MáquinaseMetais #FórumdeManufatura



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024