Terá início em abril deste ano, na Alemanha, um projeto que pode se tornar uma das referências em termos de inteligência artificial (IA) aplicada aos processos de moldagem de plásticos por injeção.
Denominado “Otimização de processos com IA – inteligência artificial para processos de moldagem por injeção”, o projeto é encabeçado pelo Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (KIMW) e vai apoiar empresas interessadas em usar a IA para otimizar o processo de moldagem por injeção, com base em algoritmos e grandes quantidades de dados trabalhadas de forma a tratar as tarefas típicas desse processo produtivo por meio de reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e tomada de decisão autônoma, características da indústria 4.0.
O projeto será implementado juntamente com a desenvolvedora de software Symate, da cidade de Dresden, que criou o sistema de IA Detact, para monitoramento automatizado de processos produtivos. O principal objetivo é ensinar aos participantes como as máquinas precisam ser equipadas para realizar de forma independente tarefas que normalmente exigem inteligência humana.
O sistema foi adaptado para operações de moldagem por injeção, em uma injetora do centro técnico do KIMW, e as empresas participantes terão acesso aos dados da pesquisa, incluindo a instalação de um sistema-teste em uma injetora de sua propriedade pelo período de três meses.
Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas ao pesquisador Andreas Kürten pelo e-mail a.kuerten@kimw.de
Imagem: Bing Image Creator/KIMW
Conteúdo relacionado:
Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022
Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos
Mais Notícias MM
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025
A belga Syensqo lançou uma nova poliftalamida biocompatível e resistente a altas temperaturas. A proposta é o seu uso na fabricação de itens de uso único para a área médica.
16/09/2025
A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.
12/08/2025