No dia 1 de abril de 2024 terá início o curso “Programador CAM para centro de usinagem e torno CNC”, que é oferecido pelo Senai Manuel Garcia Filho (Diadema, SP) e será realizado em formato presencial, com duração de 80 horas. 


A programação do treinamento, que segue com inscrições abertas, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, será composta por aulas sobre configuração de software, elaboração de plano de trabalho, configuração de dados referentes à matéria-prima a ser processada, conversão de arquivos de desenhos 2D e 3D, bem como edição de, por exemplo, geometrias de peças.


Os participantes também terão acesso a conteúdo sobre criação e otimização de estratégias de usinagem, construção de ferramentas, simulação de processos, geração e manipulação de código NC e criação de folha de processos.


Também já está disponível para comercialização o curso on-line “Fresamento CAM com Edgecam”, oferecido pela Render Cursos (Joinvile, SC), cujo conteúdo é distribuído em seis módulos e ministrado em 34 videoaulas. O primeiro módulo trata dos conceitos introdutórios ao CAM, ao passo que o segundo módulo tem como tema central a tecnologia de usinagem envolvendo CAM e o terceiro trata da preparação de geometria.

 

Na sequência das aulas serão abordados temas como os parâmetros da máquina e das ferramentas de corte, estratégias para o processo de usinagem e/ou de fresamento, e ainda a automatização de processos, entre outros tópicos.

 

No site do Senai e da Render Cursos podem ser obtidas mais informações. Em Cursos você confere a agenda de treinamentos do setor de usinagem, e em Artigos acadêmicos estão disponíveis trabalhos que abordam diversos temas relacionados a esta área.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

Imagens: Render Cursos/Divulgação, Macrovector, Freepik.

 

Leia também:

 

Usinagem para graduandos em engenharia

 

Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

 

#RenderCursos #Senai #MáquinaseMetais #Treinamento



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024