A GROB Brasil, desenvolvedora de equipamentos para usinagem, montagem, automação e digitalização de processos produtivos, encerrou o ano de 2023 celebrando o segundo maior faturamento da história da empresa no País, impulsionado principalmente pelo alto volume de exportações e grandes projetos no ramo de usinagem, automação e eletromobilidade.

 

O Diretor Presidente da GROB Brasil, Michael Bauer, destacou os sucessos da empresa ao longo do ano, incluindo a conquista do Prêmio "Supplier of The Year" da montadora Navistar, na categoria de Aquisições em Geral.

O reconhecimento da Navistar, recebido durante o "Supplier Summit", em Chicago (EUA), em outubro de 2023, homenageou o comprometimento da GROB Brasil em entregar equipamentos de alta qualidade aos clientes.


Além de consolidar sua posição nos setores automotivo, moldes e matrizes, aeroespacial e indústria médica, a GROB Brasil expandiu seus horizontes para novos mercados, incluindo agrícola, construção e engenharia mecânica.

 

Outro destaque do ano foi a participação da GROB Brasil na Expomafe 2023, onde a empresa demonstrou suas máquinas da linha 4 e 5 eixos, com a G640 e G550, além de apresentar ao mercado suas novas tecnologias, tanto no mercado brasileiro quanto internacional, atendendo a projetos globais de mobilidade elétrica com capacidade de engenharia e fabricação de equipamentos.

 

Nesse sentido, a filial brasileira tem investido na capacitação de funcionários, com programas de qualificação em novas tecnologias que envolvem desde treinamentos on-the-job até intercâmbios entre diferentes unidades da empresa. A tendência para o próximo ano é de que o número de colaboradores participantes do programa dobre.

 

Além disso, a Escola Técnica da GROB contará com um novo curso de Mecatrônica para complementar a formação de seu quadro com as tecnologias do futuro, uma estratégia fundamental para a transição para novos nichos de mercado.

 

Mudanças estratégicas


 

Para fortalecer a sua presença nos mercados de usinagem e novas tecnologias, a GROB Brasil anunciou mudanças em sua equipe de vendas para 2024. Vitor Hugo Padoim Bezerra (foto) assumiu a liderança da equipe de vendas para o mercado brasileiro, abrangendo tanto o mercado de usinagem quanto o de novas tecnologias.

 

A nova estrutura proporciona à empresa uma base sólida para intensificar suas atividades e expandir sua atuação para novos mercados. “No segmento de centros de usinagem 5 eixos continuamos consolidando nossa posição de referência em tecnologia com forte presença de mercado. Enquanto isso, a série 4 eixos continua ganhando espaço em empresas que estão buscando qualidade, robustez e produtividade”, comentou Vitor.

 

Ele ainda destaca o foco contínuo na inovação e no desenvolvimento de tecnologias avançadas. O portfólio de novas tecnologias incluirá máquinas de grande porte para gigacastings (grandes peças de alumínio fundido), manufatura aditiva de metais e soluções inovadoras para a fabricação de motores elétricos e baterias, que começam a ganhar cada vez mais atenção no mercado.

 

Segundo Vitor, “a eletromobilidade ainda está engatinhando no Brasil, mas existem desenvolvimentos, projetos e iniciativas que já demonstram o interesse da indústria brasileira em não ficar para trás nas tendências globais”.

 

Para 2024, a empresa planeja apresentar ainda mais novidades. “Novos sistemas de automação e tecnologias de máquina estão sendo desenvolvidas, com o objetivo de fornecer ao mercado soluções completas totalmente adaptadas às necessidades das empresas brasileiras, trazendo produtividade e inovação em um cenário cada vez mais desafiador”, completou.

 

Imagem: Grob

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________



 


 

Leia também:


 

Robótica e IA cada vez mais próximas


 

Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial



Mais Notícias MM



Lecar planeja lançar seu primeiro automóvel elétrico ainda este ano

Empresa brasileira fabricará modelos usando inicialmente 35% de componentes vindos da China, sendo o restante suprido por fornecedores locais, o que abre novas oportunidades para as empresas do setor metalmecânico.

21/02/2024


Veículos elétricos serão o foco de centro de pesquisas da BYD

Unidade será implantada na Bahia, na qual serão desenvolvidos automóveis, caminhões e ônibus elétricos.

01/09/2023


Taubaté terá fábrica de aeronaves elétricas

A Eve, spin off da Embraer-X, anunciou a criação de uma unidade industrial para a produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) no interior paulista.

24/07/2023