Entre os dias 20 e 22 de março de 2024 será realizado o curso “Introdução à Microscopia Eletrônica de Varredura e Microanálise” na Escola de Microscopia do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao passo que está programado para 20 a 23 de agosto o treinamento “Introdução à Microscopia Eletrônica de Transmissão e Microanálise”.

 

Trata-se de uma série de aulas teóricas e práticas nas quais os participantes terão acesso a informações sobre a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e a Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), o que também abrange os conceitos de cada um desses métodos que estão presentes na rotina do setor metalmecânico e, inclusive, na área de usinagem.

 

O conteúdo do treinamento inclui diversos temas relacionados à indústria de manufatura e, conforme informações divulgadas à imprensa, foi pensado para profissionais das áreas de engenharia, técnicos industriais, pesquisadores acadêmicos e estudantes, além de equipes que atuam em diversos setores onde a microscopia e microanálise são utilizadas como, por exemplo, times especializados em ciências, profissionais da área odontológica, entre outros.

 

As inscrições podem ser feitas nesta página e mais informações podem ser obtidas no site da UFSCar e LCE. Em Artigos técnicos você tem acesso a trabalhos sobre usinagem que também abordam a análise da microestrutura de materiais, entre outros temas relacionados a esta área.

 

 

Imagem: UFSCar e LCE/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

 

#UFSCar #LCE #MáquinaseMetais #MEV #MET



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024