Seguem abertas as inscrições para cursos do setor de usinagem que têm como tema central a programação e operação de centros de usinagem, além de treinamento sobre programação para fresamento, os quais são oferecidos em formato presencial e on-line

 

O Sesi/Senai Blumenau (SC), por exemplo, segue com inscrições abertas para o curso “Programador e operador de centro de usinagem”, que terá formato presencial, duração de 100 horas e abrange tópicos como técnicas de usinagem, noções de materiais, parâmetros de corte, geometria e código de ferramentas, normas técnicas e tipos de linguagem de programação. Além disso, neste curso serão abordados os sistemas CAD/CAM/CNC, sistemas de coordenadas, funções preparatórias e práticas de programação para centros de usinagem.

 

Já o Senai Roberto Simonsen (SP) está oferecendo o curso “Programação e operação de centro de usinagem 4 eixos”, também com formato presencial, com início previsto para 7 de maio de 2024. A duração do treinamento é de 40 horas e, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, o conteúdo será distribuído em aulas sobre o uso de software CAM dedicado à usinagem CNC, criação de ferramentas, estratégias para a execução de desbaste, simulação de usinagem e operação manual de centros de usinagem. A operação de centros de usinagem em modo automático também faz parte da grade curricular, assim como outros temas.

 

A Render Cursos (Joinville, SC) oferece treinamentos EAD como, por exemplo, o curso “Mastercam X9 fresamento básico”, composto por sete módulos e cujo conteúdo será distribuído em 26 videoaulas. Neste treinamento os participantes terão acesso a informações sobre os conceitos da programação para fresamento usando o software Mastercam X9, tecnologias de usinagem 2D, validação da usinagem, gerenciamento de operações e boas práticas para a utilização do software mencionado anteriormente. A programação deste curso inclui os conceitos de usinagem no fresamento CNC, e também as funções e tecnologias básicas de fresamento.  

 

No site do Senai Roberto Simonsen, Sesi/Senai Blumenau e da Render Cursos podem ser obtidas mais informações. Em Artigos técnicos e Artigos acadêmicos estão disponíveis diversos trabalhos que têm a usinagem como tema principal, assim como outros temas relacionados a esta área.

 

 

Imagem: Usertrmk, Freepik.

 

Leia também:

 

Mapa estratégico da indústria. As diretrizes para o período de 2023 a 2032

 

Instituto Mauá inaugura unidade para projetos colaborativos

 

#SenaiRobertoSimonsen #SesiSenaiBlumenau #RenderCursos #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024