Adalberto Rezende, da redação.

 

 

A demanda por serviços de manutenção de equipamentos industriais oferecidos pelo UNIS Group, com matriz na Holanda e filial brasileira em Americana (SP), tem aumentado desde setembro último até o atual momento. Essa informação foi fornecida à Máquinas e Metais por Fernando Dallaqua, coordenador técnico da empresa.

De acordo com Fernando, fresadoras CNC e outros equipamentos para o setor metalmecânico como prensas figuram com destaque entre os equipamentos que necessitaram de revisão no período mencionado, juntamente com outros modelos. Entre os problemas mais comuns enfrentados pelos usuários de máquinas CNC, nas palavras do entrevistado, está “o acúmulo de cavacos e fuligem em áreas internas de equipamentos eletrônicos presentes em máquinas de usinagem, os quais, se não forem removidos, podem contribuir para a parada da máquina, por exemplo”.


Fernando explicou que sujidades de diversos tipos podem causar curto-circuito em placas e sistemas eletrônicos. Segundo ele, “cerca de 75% dos casos envolvendo curto-circuito são reversíveis, sendo necessário na maioria das vezes a substituição de componentes típicos”.


Ele concluiu dizendo que a empresa prevê o aumento da demanda por serviços de manutenção preventiva em 2024: “Temos percebido que uma das maiores preocupações de nossos clientes é o planejamento que envolve uma programação para a parada de máquinas, visando encaminhá-las para a manutenção, diferentemente de antigamente, quando os equipamentos eram usados até o seu limite”.


 

Imagem: Montypeter, Freepik.

 

Leia também:

 

Mikron Tool lança ferramentas para usinagem de titânio

 

Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem

 

#UnisGroup #MáquinaseMetais #ManutençãoPreventiva



Mais Notícias MM



Cursos promovidos pela Abimaq terão temas da indústria de manufatura

Ao longo de agosto serão realizados pela Abimaq cursos on-line com temas variados que fazem parte da rotina de parques fabris. No início do mês acontece um treinamento sobre segurança operacional que terá formato presencial.

28/07/2025


Máquinas para usinagem multifuncional estarão em evento na Alemanha

A espanhola Soraluce vai apresentar na EMO Hannover 2025 a sua linha de fresadoras CNC e máquinas para mandrilamento.

28/07/2025


Sistema para gerenciamento de ferramentas de usinagem

Empresa catarinense comercializa uma plataforma baseada em recursos digitais para a gestão de ferramentas de usinagem.

28/07/2025