Foi realizada pelo Datafolha a 9ª edição de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) em que foi apontado que 45% das pequenas indústrias têm como foco manter a sua estabilidade financeira, o que é parte de estratégias de curto prazo para enfrentar os atuais desafios do setor.

 

Ainda no que tange a este tópico, a adoção de planejamento de curto prazo, de acordo com o levantamento que foi elaborado a partir de dados coletados entre 11 e 31 de setembro de 2023, também é prioridade das micro indústrias, que representam 47% das empresas participantes. 

 

Já 50% das pequenas empresas que colaboraram com o estudo preferem elaborar estratégias alinhadas com o planejamento de médio prazo, tendo como objetivo, por exemplo, dar mais atenção a investimentos que possibilitem a obtenção de resultados em até seis meses. Conforme foi informado à imprensa, este também é o foco de 34% das micro e pequenas indústrias.

 

A adoção de estratégias de longo prazo como prioridade foi manifestada por 17% das empresas entrevistadas. Sobre este tema, os fatores que tiveram destaque foram a preservação da estabilidade financeira e o direcionamento de investimentos para a obtenção de resultados em prazo indeterminado. 

 

Também foi divulgado pelas partes envolvidas no levantamento que alguns dos assuntos que permearam a elaboração do mesmo foram as incertezas relacionadas ao atual cenário econômico, o investimento e promoção de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e a importância do apoio governamental no que tange a esses fatores.

 

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

 

Leia também:

 

Tendências para o setor de embalagens flexíveis

 

A urgência da conectividade 4.0 na indústria

 

#Datafolha #Simpi #PlásticoIndustrial



Mais Notícias MM



Grupo Flexível promove a reciclagem do PU na cadeia do frio

Iniciativas do grupo desenvolvedor de tecnologia de poliuretano envolvem a reciclagem mecânica e química deste insumo, que é fundamental na fabricação de produtos destinados à refrigeração.

13/06/2025


Inova USP promove seminário sobre oportunidades para os bioplásticos

O evento acontece no final de junho, na Cidade Universitária (São Paulo, SP) e vai reunir especialistas da academia e da indústria.

13/06/2025


Um aditivo seguro para polimerização de plásticos para contato com alimentos

Empresa da Dinamarca vai levar à feira K um antiincrustante sustentável, para uso na polimerização de poliolefinas.

13/06/2025