A italiana Breton anunciou durante a Feira EMO, realizada em setembro, na cidade de Hannover (Alemanha) os novos recursos dos seus centros de usinagem de cinco eixos e de alta precisão da linha Matrix E1. Eles são indicados para trabalhar peças de grandes dimensões, efetuando operações de desbaste em alta velocidade em materiais como aço, alumínio e compósitos.

 

O equipamento foi atualizado de modo a ter uma melhor relação entre as dimensões externas e os cursos dos eixos, permitindo a produção de peças de grandes dimensões. O curso transversal (Y) é de 2.500 mm e o longitudinal (X) é de 2.000 mm, com uma ampla janela para visualização do processo.

 

A precisão das operações é favorecida pelo uso de um recurso patenteado que promove menos deformações estruturais por expansão térmica, combinado ao uso de motores para acionamento direto dos movimentos de cada eixo, os quais eliminam a necessidade de correias de transmissão. Já a precisão de posicionamento é baseada no uso de encoders de alta resolução e eixos refrigerados. Conta também com sistema de extração de cavacos que pode ser convertido para um sistema de sucção de pó, no caso da usinagem de compósitos.

 

Os cabeçotes da Matrix E1 também foram concebidos para suportar as altas cargas da usinagem pesada em segmentos que vão desde o aeroespacial até moldes e matrizes. Com estrutura monobloco, o equipamento é entregue todo montado e possui pontos de ancoragem projetados para reduzir a quantidade de concreto necessária para a sua instalação, que requer fundações planas.

 

Foram feitos também aprimoramentos no que se refere ao sistema de lubrificação, de modo a evitar a ocorrência de manchas nas peças e a formação de vapores perigosos.

 

Imagens: Breton

 

 

Leia também:

 

Inspeção por IA vai garantir a qualidade durante o processo de usinagem

 

Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo

 

 

#Breton

 

#centrodeusinagem

 

 



Mais Notícias MM



Tornearia gaúcha investe em máquinas de usinagem e robôs

A Chico Tornearia pretende adquirir centros de usinagem e robôs industriais para atender à demanda de setores como o agronegócio e de veículos pesados. A empresa investe no aumento de sua fábrica e em treinamento interno.

04/07/2024


Comando numérico em novo modelo chega ao mercado

A Fidia passou a comercializar um sistema de comando numérico para máquinas de usinagem que conta com sistema de lógica de controle adaptativo.

07/06/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024