A alemã Walter (Sorocaba, SP), anunciou o desenvolvimento de uma série de pastilhas de metal duro denominada Tiger·tec ® Gold WSM33G, com patente pendente. Trata-se de uma classe de ferramentas de corte revestidas pelo processo de deposição física de vapor (PVD) e desenvolvidas especificamente para as altas cargas típicas da usinagem de canais.

 

O material da ferramenta combina as ligas TiAlN de terceira geração com TiSiN, para formar um revestimento multicamadas com extrema dureza e maior tenacidade. Um pós-tratamento especial reduz o coeficiente de atrito, o que melhora o desempenho na remoção de cavacos. A ferramenta possui ainda uma camada externa dourada que facilita a detecção do desgaste pelos usuários.

 

O novo revestimento PVD foi aplicado nas pastilhas de corte SX de aresta única com engate positivo e sistema de autotravamento, e também nas pastilhas intercambiáveis do sistema DX18 de aresta dupla, cobrindo as larguras de pastilha entre 1,0 e 10 mm.

 

A classe universal de ferramentas pode ser usada no corte e abertura de canais, no torneamento e no fresamento de canais nos aços ISO P30, aços inoxidáveis (ISO M30) ou materiais com propriedades de corte difíceis.


 

Foto: Walter


 


 


 

Leia também:

 

Sandvik desenvolve revestimento avançado para fresas de topo

 

Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem


 



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024