A Boeck (Alemanha), especializada em operações de acabamento de chapas, desenvolveu um sistema para remoção de rebarbas decorrentes de operações de corte a plasma ou oxicorte que consiste na ação rotativa de pinos de metal duro na superfície das peças a serem limpas.
As ferramentas são compatíveis com máquinas de rebarbação de diferentes marcas, incluindo a Costa Levigatricci, comercializada no Brasil, e também com algumas ferramentas elétricas manuais. Possuem uma base protegida por material flexível e são fixadas em um disco que, por sua vez, é fixado por rosqueamento em rebarbadoras estacionárias ou manuais. Quando acionadas, a rotação faz com que os pinos toquem as rebarbas, expulsando-as da peça por ação mecânica, como pode ser observado no vídeo abaixo.
O sistema de rebarbação está sendo exibido na 16ª BlechExpo, evento voltado para o setor de fabricação a partir de chapas que acontece até o dia 10 de novembro, em Stuttgart.
Imagem: Boeck
Leia também:
Sistema monitora fluidos na conformação de tubos em tempo real
Messer inaugura segunda unidade no Brasil
#Boeck
Mais Notícias MM
Empresa de São Paulo desenvolve sistemas de captação e filtragem de gases provenientes da soldagem de chapas e tubos.
28/04/2025
Equipamento possui recursos de servoacionamento, software proprietário e sistema com algoritmos que dão suporte à produção dinâmica.
25/04/2025
Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais, serão realizados em São Paulo (SP).
25/04/2025