O Congresso SAE Brasil deste ano terá como atração especial a apresentação do protótipo do avião elétrico da Embraer, utilizado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica cuja construção está associada a avançados processos de usinagem de componentes.

 

A exibição pública acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro na 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE Brasil, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo (SP), evento que promove a disseminação de conhecimento no setor de mobilidade.

 

Com a temática “Movidos pela Inovação: somos a próxima geração da mobilidade”, o Congresso SAE Brasil deste ano também se inspira nas notáveis invenções de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O evento contará com a presença de autoridades, líderes da indústria, acadêmicos, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligados às temáticas da mobilidade.

 

“O Congresso SAE Brasil é uma grande oportunidade para compartilhar inovações e tendências com profissionais e estudantes de engenharia conectados com a nova era da mobilidade sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, e presidente desta edição do Congresso. “A exposição do avião de testes 100% elétrico, entre outras tecnologias que serão apresentadas na mostra internacional, ilustra a capacidade tecnológica do Brasil de liderar a corrida global de transição energética por meio da inovação e pesquisa aplicada.”

 

O avião demonstrador é utilizado pela área de engenharia da Embraer para acelerar conhecimento das tecnologias necessárias para o aumento da eficiência energética e redução das emissões de carbono. Desde 2020, quando realizou seu voo inaugural, a aeronave realiza testes para pesquisas pré-competitivas de integração de inovadores sistemas propulsivos. O projeto de inovação aberta contou com a colaboração da WEG e EDP.

 

Durante o evento, a Embraer também vai promover ações interativas com os visitantes, que poderão voar o simulador do jato comercial de nova geração E2 e ter a imersão em realidade virtual no eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical para mobilidade aérea urbana, da Eve. Além disso, estudantes poderão conhecer os programas de entrada para trabalhar na companhia e receber orientações sobre como desenvolver carreira na indústria aeroespacial.

 

 

Foto: Embraer

 

Leia também:

 

Taubaté terá fábrica de aeronaves elétricas

 

Veículos elétricos serão o foco de centro de pesquisas da BYD

 

 

#Embraer

#CongressoSAEBrasil



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024