Adalberto Rezende, da redação.
Prover soluções de inteligência artificial para a indústria metalmecânica é a premissa da Dimensional, empresa integrante do Grupo Sonepar e com sede na cidade de Limeira (SP). A companhia desenvolveu a ferramenta D+Brain, que conta com recursos de IA e aprendizagem de máquina (machine learning), entre outros, recomendados para empresas do setor de usinagem como, por exemplo, ferramentarias, que pretendem monitorar seus processos produtivos.
A ferramenta consiste em um sistema que faz parte de pacotes de serviços, o que inclui, por exemplo, conectividade de máquinas e equipamentos como centros de usinagem, supervisão remota de operações realizadas em parques fabris, emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias nas operações – que podem ser enviados para celulares e tablets, assim como para computadores e/ou monitores instalados no chão de fábrica – e correção feita de forma autônoma.
Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, Anderson Boschetti, e Renato de Lucena Angioleto, gerente corporativo service, e gerente de projetos de inovação e service da Dimensional, respectivamente, comentaram mais sobre a solução D+Brain.
De acordo com os executivos, os recursos da ferramenta podem ser usados para o acompanhamento on-line de variáveis de processos produtivos, coleta e análise de dados provenientes de linhas de produção e para o planejamento de manutenção de máquinas. “Nosso objetivo é proporcionar soluções para as reais necessidades dos clientes, e, a partir disso, elaboramos projetos que envolvem a conectividade de máquinas e equipamentos, assim como é feito um estudo sobre a planta industrial, a configuração de suas linhas de produção, além de diversos fatores”, explicou Renato.
Os trabalhos também podem ser voltados para a implantação de sensores em equipamentos, como exemplificou Anderson. Nas palavras dele, no que tange à implementação da solução D+Brain, “pode ser feita a conexão da ferramenta com um sistema ERP já em operação, por exemplo. Lembrando que isso vai depender das demandas do cliente e dos estudos realizados previamente”.
Testes e parcerias em andamento
Formar parcerias com instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de sistemas digitais para parques fabris, bem como a criação de cursos sobre temas relacionados à Indústria 4.0, é um tema alinhado ao planejamento estratégico da Dimensional.
Anderson disse que a ferramenta D+Brain foi um dos destaques da empresa em um evento realizado em uma unidade Senai no município de Americana (SP). Além disso, ele comentou que “há empresas que já estão conduzindo testes com a ferramenta, as quais estão colaborando com análises e estudos visando ao aperfeiçoamento da nossa solução”.
Além disso, os clientes poderão contar com treinamento in loco e on-line, e também com consultoria, para a implementação da ferramenta.
Pelo site da Dimensional podem ser obtidas mais informações.
Imagem: Dimensional/Divulgação.
Leia também:
Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina
IA no chão de fábrica será o foco de consultoria especializada
Análise da dureza de fios de Ni-Ti com memória de forma e laminados a frio
#Dimensional #IA #MachineLearning #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
A montadora chinesa GWM anunciou a fabricação de novos modelos de carros em sua unidade de Iracemápolis (SP) e está habilitando novos fornecedores locais, tendo em vista atingir pelo menos 60% de nacionalização de componentes.
11/12/2024
Motores flex para automóveis híbridos da chinesa GAC serão desenvolvidos no País em parceria com a Unicamp, UFSC e UFSM.
09/12/2024
O Instituto Aço Brasil divulgou que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.
25/11/2024