De 7 a 16 de novembro de 2023 será realizado o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros: Conceitos básicos, operação e avanços recentes”, que será ministrado pelo professor Eduardo Henrique Backes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pelo professor Italo Leite de Camargo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O curso terá formato on-line e está sendo promovido pela ABPol – Associação Brasileira de Polímeros, e segue com inscrições abertas.
A programação será composta por aulas sobre os conceitos e fundamentos da manufatura aditiva (impressão 3D), as vantagens proporcionadas pelas principais tecnologias de manufatura aditiva, assim como as desvantagens, e também sobre noções básicas de funcionamento de equipamentos usados neste setor.
Além disso, os participantes terão acesso a conteúdo sobre as etapas de processos produtivos como extrusão, estereolitografia, sinterização seletiva a laser e deposição de energia direta. De acordo com informações fornecidas à imprensa, haverá debates a respeito dos principais tipos de materiais utilizados, sobre aplicações, desafios e as tendências dessa área.
O início do curso está previsto para às 18h30, com término às 20h30. Serão realizados quatro blocos, cada um com duração de quatro horas, de acordo com informações da ABPol.
Nesta página podem ser obtidas mais informações.
Imagem: Freepik.
Leia também:
Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto
Delaminação de peças impressas em 3D é investigada por estudantes da Fatec
Impressão 3D, um universo de processos e tecnologias
#ABPol #UFSCar #IFSP #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025