A Ludfor, empresa que atua no mercado livre de energia, vai divulgar durante a Feira Metalurgia 2023, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, em Joinville (SC), vai promover a discu
ssão das perspectivas que a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE) traz para as empresas do segmento metalmecânico. Durante o evento, o diretor executivo da empresa, Douglas Ludwig (foto), vai ministrar a palestra com o tema "Mercado Livre de Energia e o Impacto nas Indústrias Metalúrgicas", que acontecerá no dia 20 de setembro, às 15h, na sala Margarida, no Complexo Expoville.
Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a metalurgia é o segmento responsável por 22,4% do consumo energético dentro do MLE, além de ser o quinto segmento que mais migra para o ambiente de livre negociação.
A abertura do MLE, que entrará em vigor em janeiro de 2024, promete trazer reduções significativas nos custos de energia elétrica. De acordo com estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME), a medida vai permitir que 106 mil empreendimentos de todos os portes escolham livremente seus fornecedores de recursos energéticos, ocasionando a economia de custos com esse tipo de insumo. Um estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) estima uma média de redução de 27% nos preços da energia elétrica.
Entre os serviços oferecidos pela Ludfor estão a gestão ativa para empresas no mercado livre, que contribui para reduzir custos e ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com demandas significativas de energia. Além disso, a migração para o mercado livre também incentiva o uso de fontes renováveis, contribuindo para as metas de sustentabilidade das empresas. A empresa atende a 139 empresas do segmento metalmecânico, incluindo a Tramontina, uma das pioneiras do setor na migração para o Mercado Livre de Energia, além de nomes como NOMA do Brasil e MOR.
Imagem: Ludfor
Leia também:
Os meios mais simples de economizar energia na indústria
Sistema IoT permite monitorar consumo de energia elétrica de fábricas
Mais Notícias MM
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.
08/12/2025
A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.
24/11/2025