A Ludfor, empresa que atua no mercado livre de energia, vai divulgar durante a Feira Metalurgia 2023, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, em Joinville (SC), vai promover a discussão das perspectivas que a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE) traz para as empresas do segmento metalmecânico. Durante o evento, o diretor executivo da empresa, Douglas Ludwig (foto), vai ministrar a palestra com o tema "Mercado Livre de Energia e o Impacto nas Indústrias Metalúrgicas", que acontecerá no dia 20 de setembro, às 15h, na sala Margarida, no Complexo Expoville.

 

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a metalurgia é o segmento responsável por 22,4% do consumo energético dentro do MLE, além de ser o quinto segmento que mais migra para o ambiente de livre negociação.

 

A abertura do MLE, que entrará em vigor em janeiro de 2024, promete trazer reduções significativas nos custos de energia elétrica. De acordo com estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME), a medida vai permitir que 106 mil empreendimentos de todos os portes escolham livremente seus fornecedores de recursos energéticos, ocasionando a economia de custos com esse tipo de insumo. Um estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) estima uma média de redução de 27% nos preços da energia elétrica.

 

Entre os serviços oferecidos pela Ludfor estão a gestão ativa para empresas no mercado livre, que contribui para reduzir custos e ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com demandas significativas de energia. Além disso, a migração para o mercado livre também incentiva o uso de fontes renováveis, contribuindo para as metas de sustentabilidade das empresas. A empresa atende a 139 empresas do segmento metalmecânico, incluindo a Tramontina, uma das pioneiras do setor na migração para o Mercado Livre de Energia, além de nomes como NOMA do Brasil e MOR.

 

Imagem: Ludfor

 

 

 

Leia também:

 

Os meios mais simples de economizar energia na indústria

 

Sistema IoT permite monitorar consumo de energia elétrica de fábricas

 

 



Mais Notícias MM



Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025