De 25 a 28 de setembro de 2023 será realizado por meio de uma plataforma virtual o curso “Uso de inteligência artificial na previsão de propriedades metalúrgicas de produtos siderúrgicos” – coordenado e ministrado por Alisson Paulo de Oliveira e Leonardo Sene de Lourenço –, o qual faz parte de uma série de treinamentos promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

 

Estão programadas para este treinamento, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, aulas sobre a modelagem de processos industriais pelo uso de IA, o que inclui a utilização de ferramentas digitais para a previsão e análise de propriedades metalúrgicas de produtos siderúrgicos.

 

Além disso, a programação será composta por sessões sobre redes neurais artificiais e como elas podem ser aplicadas em parques fabris, banco de dados provenientes do chão de fábrica, tratamento de dados e métodos usados para a análise de informações.

 

Outros tópicos deste curso vão abranger, por exemplo, o cenário tecnológico relacionado à indústria metalmecânica, os conceitos e as definições de “Data Driven”, desenvolvimento de modelos digitais para a previsão de propriedades mecânicas de aços HSLA, simulações envolvendo as características de metais, gerenciamento de resíduos gerados por processos industriais e a indústria 4.0, assim como o conceito de “profissional 4.0”.

 

O início do curso está previsto para às 15 horas e o término para às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site da ABM

 

Imagem: Vecstock, Freepik.

 

Leia também:

 

Algoritmo prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC

 

Efeito do recobrimento da ferramenta de usinagem no acabamento superficial do titânio grau 4

 

Assistente virtual desenvolvido no Brasil pode ser usado no setor metalmecânico

 

#ABM #Curso #InteligênciaArtificial #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

Associação alemã concentra atenções na tecnologia de retificação de peças metálicas e vai realizar em maio deste ano uma feira especial com expositores do segmento.

22/01/2024


Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

Empresa brasileira criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma em parques fabris. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

02/02/2024