Alta resistência mecânica, à corrosão e a variações de temperatura são algumas das características das ligas de níquel, bastante difundidas em aplicações de engenharia. Trata-se, porém, de um material desafiador em termos de usinagem, com potencial de adesão a ferramentas de corte e presença de partículas abrasivas dentro da estrutura da liga. Por isso a produtividade tende a ser baixa, mesmo usando-se ferramentas de metal duro, e um complicador é o fato de a complexa geometria das peças a serem usinadas normalmente exigirem maior alcance da ferramenta.
Esses desafios da usinagem de ligas de níquel motivou a sueca Sandvik Coromant, que tem unidade brasileira em Jundiaí (SP), a desenvolver a linha de fresas de topo cerâmicas Coromill 316, especialmente projetadas para as condições de trabalho com esse material, que impõe muitas exigências aos engenheiros de produção.
De acordo com testes feitos pela empresa, as fresas de topo cerâmicas podem proporcionar de 20 a 30 vezes mais velocidade de usinagem em comparação com as ferramentas de metal duro para operações como faceamento e fresamento de cantos. Esse desempenho está associado em grande parte ao fato de essas fresas manterem sua dureza sob as altas temperaturas que são típicas da usinagem de ligas à base de níquel. O substrato cerâmico das fresas de topo cria condições de corte diferentes das observadas em ferramentas de metal duro. Sua composição química de óxido de alumínio e nitreto de silício (Al203+Si3N4) é uma combinação que promove alta resistência ao desgaste, mesmo sob temperaturas elevadas. Por isso a fabricante recomenda que as ferramentas sejam usadas sob altas rotações (pelo menos 13.000 rpm). Outras recomendações incluem a prática do fresamento concordante, bem como uma trajetória que mantenha a ferramenta em contato constante com o material.
Imagem: Sandvik
Leia também:
Hastes de metal duro com canal para refrigeração
Vink lança novos agentes biocidas para fluidos de corte
#Coromill316
#Sandvik
Mais Notícias MM
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025
A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.
22/08/2025
A empresa de Minas Gerais desenvolveu dispositivos que conectam máquinas de usinagem CNC e permitem a programação da execução de comandos. O sistema digital, chamado I-MD Plus, também monitora o funcionamento de máquinas e faz a transmissão de dados provenientes da produção.
11/08/2025