A primeira edição da feira Hydrogen Expo South America – Feira e Congresso Internacional, vai acontecer entre os dias 20 e 21 de junho, no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ). A proposta do evento é ser uma ferramenta para o desenvolvimento de novas soluções para produção de hidrogênio, exportação, distribuição, transporte, mobilidade, aplicações práticas para as mais diversas indústrias, incluindo a de componentes mecÇanicos usinados. Também estarão em discussão pautas governamentais e de interesse do setor, abrindo espaço no mercado brasileiro para presença de empresas que desenvolvem tecnologias, equipamentos, componentes e serviços voltados para a cadeia de atividades econômicas que está se formando em torno do hidrogênio verde.
 entre os dias 20 e 21 de junho, no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ). A proposta do evento é ser uma ferramenta para o desenvolvimento de novas soluções para produção de hidrogênio, exportação, distribuição, transporte, mobilidade, aplicações práticas para as mais diversas indústrias, incluindo a de componentes mecÇanicos usinados. Também estarão em discussão pautas governamentais e de interesse do setor, abrindo espaço no mercado brasileiro para presença de empresas que desenvolvem tecnologias, equipamentos, componentes e serviços voltados para a cadeia de atividades econômicas que está se formando em torno do hidrogênio verde.
O evento vai contar com a presença e apoio de empresas como Millenium Bioenergy, White Martins, Air Products, Goetze Armaturen, Gás Futuro, Herose GmbH, HL Soluções Ambientais, KSB, McPhy, Nitto, Pressure Comercial, Qualitec, T&T Sistemi, Aerzen, PVT, entre outras, e já conta com o apoio de entidades como Abeeolica, ABGD, ABH2, ABHAV, Abimaq, Abiogás, Abracel, Absolar, CCS Brasil, Cela, INEL e Watt Capital.
A edição de 2023 da Hydrogen Expo South America tem ainda uma parceria estratégica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha do Rio de Janeiro, a AHK Rio, que atuará ativamente no desenvolvimento do evento. Além de organizar o Pavilhão Alemão de empresas, também atuará no desenvolvimento do conteúdo que será apresentado durante o Congresso Hydrogen Expo, tratando de temas como produção de hidrogênio, células a combustível e descarbonização, desafios da exportação e distribuição, entre outros.
Para o setor metalmecânico, o desenvolvimento do hidrogênio verde representa tanto uma oportunidade de fornecimento de componentes, quanto a possibilidade de passar a dispor de uma nova fonte de energia para seus processos, o que torna esta nova cadeia de atividades duplamente atrativa.
 
Imagem: Shutterstock
 
Leia também:
Feira Metalurgia de volta a Joinville após cinco anos
Programação do Parque de Ideias na Expomafe 2023
 
#hidrogênioverde
Mais Notícias MM
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025
Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.
20/10/2025
Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.
20/10/2025