A Dormer Pramet, empresa de origem tcheca com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), lançou uma nova linha de pastilhas para ferramentas de torneamento, denominada Pramet T9415, com revestimento em nitreto de titânio (TiN) aplicado por deposição química de vapor (CVD, de chemical vapour deposition).

 

Resultado de pesquisas realizadas pela empresa nos últimos dez anos, a linha é a quarta geração da classe MT-CVD, cobrindo uma ampla faixa de aplicações, em substituição a versões anteriores como T9310 e T9315. Com um revestimento 30% mais espesso do que o aplicado na geração anterior, a Pramet T9415 tem potencial para aumentar significativamente a durabilidade das ferramentas de torneamento, aumentando a resistência ao desgaste e suportando velocidades de corte mais altas.

 

Um novo processo de pós-tratamento contribui para aumentar a tenacidade e a estabilidade da aresta de corte, resultando em maior confiabilidade sob condições instáveis de trabalho.

 

A área de encaixe das pastilhas foi modificada visando melhorar melhorar a estabilidade e afastar o calor para longe da aresta de corte, o que contribui para aumentar a vida útil da ferramenta, reduzindo a deformação plástica nas zonas de corte. Já o revestimento dourado do TiN permite que os operadores detectem melhor o desgaste nos flancos das pastilhas.

 

De acordo com informações da Dormer, a nova classe de ferramentas se sobrepõe parcialmente à T9325, e pode ser usada no torneamento de aços.




 

Fotos: Dormer Pramet (via Mepax)


 

Leia também:

 

Novas ferramentas modulares para furação

 

Fresas de topo inteiriças em versão anti-vibração

 

 

#DormerPramet

#pastilhasdeTiN

 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024