A alemã Trumpf anunciou que vai intensificar a parceria com a fabricante de sistemas de armazenamento automatizados Stopa, também da Alemanha. As empresas atuam de forma conjunta há mais de 35 anos, mas o novo acordo terá como principal diretriz expandir a oferta de sistemas voltados para o conceito de fábrica inteligente (smart factory). Por incluir aporte financeiro, o acordo ainda está sujeitro à aprovação das autoridades antitruste da Alemanha.

 

Os sistemas da Stopa permitem carregar e descarregar as máquinas de corte a laser, por exemplo, automaticamente de forma integrada, criando um sistema logístico inteligente. Além de otimizar o uso do espaço, o seu uso aumenta a produtividade no chão de fábrica, reduzindo significativamente o tempo ocioso.

 

Os sistemas de armazenamento podem ser adaptados aos crescentes desafios das modernas smart factories, integrando-se a instalações já existentes. Seus benefícios se tornam mais perceptíveis quando combinados com o software Oseon da Trumpf, projetado para simplificar ainda mais o planejamento e o controle da produção (MES), incluindo a total automação do processo de fabricação de peças metálicas.

 

 

Interfaces abertas

 

Para a Trumpf, parcerias e padrões abertos são a chave para desenvolver e aprimorar suas soluções de smart factory. Isso inclui as interfaces abertas propostas pela umati (universal machine technology interface), comunidade das indústrias de construção de máquinas voltada para a adoção de interfaces abertas baseadas no padrão OPC-UA.

 

Os padrões de localização aberta da omlox, que define interfaces usando dispositivos de banda ultralarga de diferentes fabricantes, também são adotados pela empresa, que tem ainda parcerias com a especialista em intralogística Jungheinrich; a fabricante de máquinas de processamento de bobinas e endireitadora de chapas Arku, a especialista em software para a indústria metalúrgica Lantek, e a Starmatik, empresa de automação especializada em soluções customizadas.

 

 

Foto: Trumpf

 

 

Leia também:

 

 

Consórcio a favor da digitalização da indústria

 

Transformação digital via processos robotizados

 

 

Confira aqui o nosso hub de notícias sobre indústria 4.0 no setor de corte e conformação de metais:

 

 

 

#Trumpf

#fábricainteligente



Mais Notícias MM



Corte e soldagem a laser passam a integrar o portfólio da White Martins

A empresa lançou na FEIMEC novas linhas para corte a laser e também de soldagem portátil.

18/05/2026


Feira Tubotech terá nova edição em 2027

O evento acontecerá na capital paulista e terá exposição de máquinas e equipamentos para a fabricação e processamento de tubos.

18/05/2026


Plataforma de treinamento prioriza o desempenho na manufatura

A nova iniciativa da TopSolid’Brazil tem por objetivo acelerar a curva de aprendizado em soluções de design e CAM, garantindo que profissionais do setor de chapas e tubos extraiam o máximo potencial das ferramentas de simulação e programação.

18/05/2026