Fabricar componentes é um processo que envolve responsabilidade, pois depende deles o funcionamento perfeito de sistemas complexos, com tolerâncias estreitas,  onde um erro pode comprometer todo o desempenho do conjunto. 

 

A atividade exige profissionais dedicados e entusiastas. Porém, já faz algum tempo que a habilidade de controlar todas as variáveis do processo de usinagem extrapolou os limites humanos, delegando-se às máquinas e aos sistemas computadorizados boa parte das tarefas que asseguram a fabricação precisa.

 

Com o avanço das tecnologias digitais, este limite vai se tornando cada vez mais elástico, e as máquinas vão assumindo mais “responsabilidades”, liberando o operador para lidar com o planejamento e o trato com fatores que a automação não abarca. Um exemplo disso pode ser visto na matéria sobre o uso de recursos de inteligência artificial para avaliar e executar a troca automática de pastilhas intercambiáveis de corte, em matéria na seção de Notas & Informações, na página 7 desta edição. A pesquisa, levada a cabo pelo Instituto Fraunhofer (Alemanha) pode até parecer futurista, mas não mais do que muitos recursos criados no passado e que hoje são a realidade da indústria.

 

Também nesta edição, um artigo técnico trata do tratamento superficial de roleteamento, usado para diminuir a rugosidade, aumentar a dureza e a resistência de componentes à fadiga mecânica e à corrosão. Porque por mais atenção que se tenha à fabricação, é preciso preparar peças para uma vida em serviço.

 

Outro artigo trata do uso de sistemas de simulação para prever fraturas que não são desejáveis na  conformação mecânica, tendo em vista que o processo em si consiste em promover fraturas de forma controlada no material que está sendo trabalhado. Mais uma vez, a tecnologia ajuda a definir o ponto exato entre o que se deseja executar e o que é realizável na prática.

 

E também nesta edição estão dois guias importantes para o setor: o que traz uma relação de empresas prestadoras de serviços de usinagem para terceiros e o guia de fornecedores de skimmers, equipamentos essenciais para o tratamento de fluidos de corte, que contribuem inclusive para a manutenção de um ambiente mais salubre para os operadores, ainda insubstituíveis apesar da evolução tecnológica.

 

 

Hellen Corina de Oliveira e Souza

Diretora de redação

hellen.souza@arandaeditora.com.br

 



Mais Notícias MM



Imaginando o que está por vir

No setor de usinagem também é possível identificar tendências e apostar no conhecimento delas como meio de atingir novas metas.

01/02/2023


Sob a lupa da competência técnica

Examinar e lançar luz sobre as questões mais do que específicas dos profissionais da usinagem tem sido o trabalho de empresas e pesquisadores que são destaque nesta edição.

23/11/2022


Um olho nas tendências e outro na realidade presente

Edição traz a prévia da feira norte-americana que é referência em tecnologia de usinagem, e também guias da oferta de produtos essenciais na rotina das empresas do setor.

13/09/2022