Os requisitos da usinagem de alta velocidade (HSC, do inglês high speed cutting) são especiais, se comparados aos do processo convencional, pois esse trabalho implica altas taxas de avanço visando à execução de um desbaste rápido e ao melhor acabamento para as peças em tempos de processo mais curtos. Este resultado, no entanto, depende da definição de uma estratégia que garanta uma operação segura.

 

Essas condições motivam o desenvolvimento constante de mecanismos especiais de fixação para a HSC, e eles são a especialidade das empresas que são listadas no guia da oferta publicado na nova edição da Máquinas e Metais, na página 22. Estão reunidas ali informações detalhadas sobre cada tipo de sistema de fixação, as quais são fundamentais para os profissionais que especificam e decidem pela aquisição desses dispositivos.

 

Os artigos técnicos desta edição também levam em conta as especificidades da rotina dos profissionais da usinagem, que enfrentam desafios diante das inúmeras variáveis que compõem o trabalho de dar forma a materiais diferentes a cada novo trabalho.

 

A pesquisa relatada a partir da página 16 trata do torneamento a seco do aço ISI 1045. Vantajoso do ponto de vista dos custos, do impacto ambiental e da saúde dos colaboradores, o processo também apresenta desafios relacionados à vida útil da ferramenta e à integridade da superfície usinada, os quais foram abordados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tendo em vista o uso de insertos (ou pastilhas) de material compósito formado por metal e cerâmica. Muitos profissionais poderão ter neste trabalho as respostas para alguns de seus impasses técnicos.

 

As ferramentas também são o assunto do segundo artigo (página 24), dedicado à comparação do desempenho de brocas com e sem revestimento, usadas na furação de ferro fundido. O estudo, a cargo de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), corrobora conclusões já expressas na literatura, mas avalia a adição de determinadas ligas metálicas ao revestimento aplicado nas brocas, contribuindo assim para o enriquecimento das discussões.

 

E em nossa sessão de Notas e Informações, a partir da página 6, nossos leitores encontram as notícias sobre tecnologia e mercado com um recorte sob medida para isolar apenas o conteúdo tecnicamente relevante, de modo que eles possam economizar o tempo de busca de informações e empregá-lo melhor em suas atividades profissionais.

 

 

 

 

Hellen Corina de Oliveira e Souza

Diretora de redação

hellen.souza@arandaeditora.com.b



 

 



Mais Notícias MM



Imaginando o que está por vir

No setor de usinagem também é possível identificar tendências e apostar no conhecimento delas como meio de atingir novas metas.

01/02/2023


Um olho nas tendências e outro na realidade presente

Edição traz a prévia da feira norte-americana que é referência em tecnologia de usinagem, e também guias da oferta de produtos essenciais na rotina das empresas do setor.

13/09/2022


Tecnologia, um auxílio ao ofício de fabricar com precisão

Produzir com rapidez e precisão pode ser uma tarefa delegada às máquinas e sistemas de automação, mas o planejamento ainda não prescinde da capacidade humana.

11/07/2022