A Hypertherm (Guarulhos, SP) aplicou a transformação digital em seus equipamentos ao embutir sensores nos cartuchos de consumíveis para corte a plasma. Sua linha Powermax Sync de sistemas de corte foi equipada com esta tecnologia presente nas tochas SmartSync, que captam e transmitem dados de processo em tempo real, por radiofrequência. Parâmetros como o número de aberturas de arco, a taxa de transferência e o tempo de corte são monitorados e enviados ao comando da máquina pelos sensores, ficando disponíveis no painel ou no aplicativo de controle , que pode ser instalado em smartphones (veja tela abaixo).
Edson Urtado, gerente nacional de vendas da empresa, explicou que o recurso auxilia também no set up automático do equipamento, reduzindo a necessidade de operadores qualificados. No entanto, a análise dos dados captados não dispensa a interação humana: “A relação entre as aberturas de arco e a taxa de transferência, por exemplo, é um indicador de qualidade de processo. Uma relação desfavorável pode indicar a presença de corrosão e, por conseguinte, a necessidade de treinamento do operador para evitar que isso ocorra”, observou.
A presença dos sensores nos cartuchos é também subsídio para um setup mais rápido da máquina, com a configuração automática de dados de corrente e de processo.
A forma de construção dos cartuchos tornou mais simples a sua instalação, manutenção e identificação. Constituídos por uma peça única, eles foram classificados por cor (laranja para corte manual, verde para goivagem e cinza para corte CNC), e passaram a ser instalados com um giro de um quarto de volta, o que permite a sua troca em cerca de 10 segundos.
Fotos: Hypertherm
Leia também:
Inteligência artificial a serviço da produtividade
Corte a laser para peças de pequenas dimensões
#Hypertherm #SmartSync
Mais Notícias MM
A radiação síncrotron está sendo usada por pesquisadores para observar aspectos do processo de soldagem em tempo real. Detalhes como movimentos na poça de fusão e defeitos podem ser vistos enquanto ainda estão em formação. As descobertas otimizam a produção de itens de microeletrônica, além de abrir caminho para o desenvolvimento de novos materiais.
25/04/2025
Desenvolvedora de máquinas para corte e curvamento de tubos, a BLM acaba de lançar um sistema CAM que leva em conta as características e necessidades típicas desse processo.
14/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
15/04/2025